Na noite de quinta-feira (29), uma multidão de pessoas se reuniu em Mitzpe Ramon, localizada no deserto de Negev, ao sul de Israel, para participar de uma série de eventos que visavam fortalecer os valores familiares.
O encontro “Valores da família” foi organizado para acontecer antes da "Parada do Orgulho", agendada para ser realizada na cidade nesta sexta-feira (30), marcando o encerramento do "Mês do Orgulho".
Nos últimos anos, Mitzpe Ramon tem sido um cenário de confronto entre as organizações LGBT e seus oponentes, já que a cidade abriga algumas das maiores organizações LGBT de Israel.
A celebração pelos valores familiares teve início com uma marcha e um desfile de bicicletas das crianças da comunidade. Em seguida, houve uma confraternização e dança pelas ruas da cidade, envolvendo todos os participantes. O encerramento do evento contou com uma série de discursos feitos por rabinos e figuras públicas.
‘Honre seu pai e sua mãe’
O rabino Yigal Levinstein, chefe da academia pré-militar de Eli, comentou: "Este é o início de uma revolução no povo de Israel. Até que uma comunidade mantenha a cabeça erguida e se mantenha firme em sua própria santidade, não podemos começar a mudança."
Chefe da yeshiva Hesder na cidade, o rabino Zvi Kostiner acrescentou: "Há quem diga que não é possível. Por outro lado, dizemos que a santidade da família é possível. É possível! Toda a humanidade significa família. O povo de Israel é mais do que isso: Honre seu pai e sua mãe. Esta é a raiz. Sempre que possível, com grande amor por cada judeu, explique os pontos mais simples."
‘Escolhendo a família’
Por se expressar dessa forma, o rabino Kostiner sofreu inúmeras ameaças, a ponto de ele precisar de acompanhamento de segurança armado.
Michael Foa, presidente do movimento “Escolhendo a Família”, que participou do evento, disse:
"Uma luz de esperança apareceu hoje em Mitzpe Ramon. Diante do movimento de desespero e dissolução, pessoas corajosas se levantaram e disseram 'chega de ser silencioso'. Diante do encorajamento do tráfico de mulheres por meio de barriga de aluguel e o tráfico de crianças por meio de bancos de esperma, surgiu a voz moral que diz que toda criança merece um pai e uma mãe distintos. Essa voz trará o bem ao mundo e vencerá.”