Seis entre dez brasileiros estão acima do peso ideal, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Você se encontra nessa estatística? Se sim, Luciano Subirá tem um convite especial: uma jornada de autocuidado à luz da Bíblia. O escritor é testemunha de que é possível virar esse jogo: ao longo de quinze anos, conseguiu eliminar 65 quilos — quando esteve no auge da obesidade, com 153 kg.
É fato que a mudança de hábitos antigos é desafiadora e a manutenção de um novo estilo de vida só é possível quando há uma redefinição de valores e de crenças. Para o pastor, esse processo é facilitado com a compreensão das verdades bíblicas, as quais são abordadas no livro — referindo-se à Bíblia como uma espécie de "manual do fabricante".
Subirá destaca a importância do cuidado com o corpo para possibilitar a existência neste mundo, a fim de desempenhar o propósito divino. Ele ressalta, ainda, que a Palavra trata do tema com mais frequência do que se imagina. Um dos trechos bíblicos presente no livro é extraído da carta do apóstolo Paulo à igreja de Éfeso: "Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja."
"Cuidar do corpo não é apenas um ato de amor-próprio, mas sim um comportamento sábio. Além de garantir uma melhor qualidade de vida, possibilita também um serviço mais eficaz a Deus e ao próximo”, afirma Subirá. É essencial salientar que a obra não serve como guia para dietas. Ainda assim, o autor menciona opiniões de especialistas, enfatiza a necessidade de buscar orientação profissional para a prática de exercícios físicos e de uma reeducação alimentar.
O livro pode ser encontrado na Amazon.