Um artista de rua, que começou a fazer grafite na adolescência, transformou a manifestação artística em uma forma de evangelização urbana nos Estados Unidos.
Aric Diaz, conhecido pelas iniciais AD, descobriu o grafite ainda na adolescência, no Texas. Hoje, casado e pai de dois filhos pequenos, ele vive em Chicago, onde mantém a paixão pela arte urbana como forma de expressão criativa e também de adoração.
Falando à CBN News, ele contou que quando começou a pintar o muro de uma importante avenida de Chicago, ele orava: “Deus, eu te agradeço. Me ajude. Eu preciso de Ti. Não consigo fazer isso sem Ti’”.
O mural citado por Diaz, localizado em Englewood, na Zona Sul da cidade, foi encomendado para um evento evangelístico de doação de sapatos. A obra mistura paisagens de Chicago, versículos bíblicos e temas religiosos.
Arte de Aric Diaz. (Foto: Reprodução/CBN News)
Segundo ele, a repercussão veio de imediato: “As pessoas paravam, buzinavam, gritavam palavras de incentivo. Isso me mostrou que a arte estava alcançando outros”.
Embora tenha um catálogo atual de arte admirado, Diaz teve um período difícil no início da carreira, pois o grafite lhe rendeu problemas com a polícia.
"Fui preso. Os policiais pegaram minhas latas de spray e eu me lembro deles jogando. Inicialmente, eu estava convencido de que talvez isso fosse idolatria. Eu estava convencido de que estava colocando grafite acima de Deus", relembrou ele.
‘É sobre o que Deus pode fazer por meio da arte’
Tempos depois, Diaz conheceu Jesus e considerou a ideia de abandonar o grafite para sempre. No entanto, o desejo foi superado graças a mentores cristãos que o incentivaram a usar suas habilidades de forma positiva.
"Eles começaram a usar meus dons. Disseram: 'Ei, vamos colocar algumas latas de spray em suas mãos'", disse ele.
Nesse período, ele se inspirou na passagem bíblica de 1 Coríntios 10:31: “É um versículo muito especial para mim: 'Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei para a glória de Deus'. Então, comecei a fazer isso para o Senhor".
Atualmente, ele também atua como coordenador de voluntários na organização cristã GRIP Outreach for Youth, que oferece apoio a estudantes em escolas da região e já alcançou 496 jovens. O programa conecta jovens a mentores para o desenvolvimento espiritual e pessoal.
As pinturas de Aric Diaz impactam a sociedade de Chicago. (Foto: Reprodução/CBN News)
Para Diaz, o grafite é uma ponte com a comunidade. Ele compartilha técnicas e até latas de spray com os jovens que acompanha, incentivando-os a se expressarem. Assim, eles ganham confiança e aprendem a lidar com as pressões do mundo.
Segundo ele, a proposta é mostrar que arte e fé podem caminhar juntas: “Ansiamos por liberdade e redenção. A tinta spray captura isso. Em meio a cinzas e concreto, surge vida e esperança”.
Moradores também reconhecem a importância desse trabalho. “Espero que ele faça mais projetos assim, porque traz uma mensagem positiva para a cidade — de esperança, luz e o Evangelho”, disse Eric Brown, enquanto fotografava o mural com os filhos.
Para Diaz, a meta é que a mensagem permaneça, mesmo depois que a tinta se desgaste. “Não é apenas sobre mim. É sobre a comunidade e o que Deus pode fazer por meio da arte”.