Igreja atingida por enchente no RS envia caminhão de doações ao Paraná: ‘Um dia fomos nós’

A Igreja Lagoinha de Canoas iniciou uma campanha humanitária para ajudar os afetados pelo furacão.

Fonte: Guiame Atualizado: terça-feira, 11 de novembro de 2025 às 14:58
A Lagoinha de Canoas criou uma campanha para ajudar os afetados. (Foto: Reprodução/Instagram/wecare.lagoinhacanoas/Reprodução/Instagram/Victor Fernandes de Souza).
A Lagoinha de Canoas criou uma campanha para ajudar os afetados. (Foto: Reprodução/Instagram/wecare.lagoinhacanoas/Reprodução/Instagram/Victor Fernandes de Souza).

Uma igreja da cidade de Canoas, que foi atingida pela enchente de 2024 no Rio Grande do Sul, está enviando um caminhão com doações para os afetados pelo furacão no Paraná.

Após o fenômeno com ventos de até 330 km/h devastar as cidades de Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo na última sexta-feira (7), a Igreja Lagoinha Canoas iniciou uma campanha de ajuda.

Através do seu ministério de ação social e missões “We care”, a igreja arrecadou roupas, cobertores, itens de higiene pessoal, alimentos, material de limpeza, Bíblias, água, lanternas e velas.

Na primeira etapa da operação de ajuda, líderes da igreja levaram uma parte das doações de carro ao Paraná. Eles chegaram no estado na segunda-feira  (10) e agora estão analisando as principais necessidades dos moradores.

“Um dia nós fomos ajudados pelo Brasil inteiro, então não tinha como não fazer alguma coisa. Nós viemos na frente para ver qual é a verdadeira necessidade das pessoas”, explicou o líder Victor Fernandes, em entrevista ao SBT Paraná.

“Estamos vendo que eles estão precisando de lona, telha. Então vamos fazer uma arrecadação agora para conseguir suprir as necessidades deles”, acrescentou.

Victor descreveu o cenário que encontrou em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida pelo tornado.

“A situação é de chorar mesmo. O que estamos vendo pela TV não se compara ao que realmente é pessoalmente. A impressão que a gente tem é que teve uma guerra aqui, que foi bombardeada”, relatou, em vídeo no Instagram.

Na segunda-feira (10), a igreja também enviou um caminhão com mais doações para os paranaenses afetados pelo furacão. 

“Muitas famílias estão enfrentando tempos difíceis — e juntos, podemos levar esperança! Cada doação é uma semente de cuidado e solidariedade”, declarou a Lagoinha Canoas, no Instagram.

Doações em dinheiro para ajudar as famílias atingidas podem ser feitas para o PIX da “We Care”: lagoinhacanoas.wecare@gmail.com.

Cenário de devastação

Três tornados atingiram cidades da região central do Paraná na última sexta-feira (7), com ventos de até 330 km/h.

O fenômeno devastou Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, matando seis pessoas e deixando cerca de 750 feridos. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), 22 pacientes seguem internados em hospitais.

A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu. O pequeno município, com cerca de 14 mil habitantes, teve 90% de seu espaço urbano destruído após a passagem de um tornado de categoria 3.

Casas, carros, comércios e escolas foram devastadas, formando um cenário de “guerra”.

O templo da Igreja Assembleia de Deus de Rio Bonito do Iguaçu foi totalmente derrubado pela forte tempestade. Toda a estrutura caiu, sobrando apenas quatro colunas.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições