A Samaritan’s Purse e a Associação Evangelística Billy Graham (BGEA), lideradas pelo evangelista Franklin Graham, estão enviando ajuda para socorrer os afetados da enchente que devastou o Texas, nos Estados Unidos.
Ao menos 111 pessoas morreram no desastre, incluindo meninas e líderes do acampamento cristão Camp Mystic, após o Rio Guadalupe subir entre 6 e 8 metros em apenas 90 minutos e inundar a região.
A Equipe de Resposta Rápida da BGEA, que atua em tragédias, foi enviada para o condado de Kerr, uma das áreas mais afetadas.
A missão também já implementou dois centros de ajuda no Texas, com equipamentos e ferramentas de apoio.
Equipes da Samaritan’s Purse e da Associação Evangelística Billy Graham foram mobilizadas. (Foto: Samaritan’s Purse).
Na manhã de terça-feira (8), voluntários da Samaritan's Purse começaram a trabalhar na limpeza de casas e na remoção da lama.
Enquanto oferecem ajuda prática durante a recuperação do estado, as equipes também compartilham a esperança do Evangelho com os texanos.
“Os voluntários servem como as mãos e os pés de nosso Senhor. Em tudo o que fazemos, pretendemos compartilhar as Boas Novas de Jesus Cristo com as pessoas feridas”, afirmou a organização humanitária.
Ver essa foto no Instagram
Franklin Graham pediu oração pelas famílias enlutadas e pelas equipes de resgate, que continuam procurando vítimas.
“Precisamos continuar cercando essas famílias e comunidades devastadas em oração. Ore também pelas centenas de pessoas envolvidas nos esforços de busca e resgate, com previsão de mais chuva”, escreveu o evangelista em publicação no Facebook, no domingo (6).
Mais de 800 moradores foram resgatados das águas. Mais de 170 pessoas ainda estão desaparecidas, incluindo participantes do acampamento cristão para meninas Camp Mystic.
Enchente repentina
A enchente teve início por volta das 4 horas da manhã de sexta-feira (4), quando chuvas intensas durante a madrugada provocaram uma elevação abrupta do nível do Rio Guadalupe, entre 6 e 8 metros em apenas 90 minutos.
Segundo a NBC 5, a água invadiu o Condado de Kerr e áreas vizinhas com tanta velocidade que as autoridades dizem que não conseguiram emitir ordens de evacuação a tempo.
Um acampamento cristão para meninas, o Camp Mystic, localizado às margens do Rio Guadalupe, foi atingido. O local abrigava 750 jovens, de 7 a 12 anos, quando a enchente chegou de forma repentina.
O acampamento confirmou a morte de 27 crianças que foram levadas pelas águas.