Mais de 800.000 pessoas morrem a cada ano de doenças causadas por água impura, saneamento inadequado e maus hábitos de higiene. A maioria delas são crianças em países em desenvolvimento.
Pensando nisso, a Samaritan's Purse criou o “Programa WASH”, que restaurou a instalação de tratamento de água em diversas comunidades ao redor do mundo, oferecendo às famílias a esperança de um futuro melhor e mais saudável.
A equipe também capacita voluntários para ajudar a longo prazo e produz a oportunidade de compartilhar o Evangelho.
A história de Arwa
Arwa, diretora de uma escola na aldeia do Iêmen, na Ásia, precisa andar cerca de três quilômetros, para buscar água na fonte mais próxima de sua região.
Cada viagem para conseguir água custava caro e, às vezes, ela precisava ir várias vezes ao dia.
Como gastava muito tempo longe do trabalho com o trajeto, seu salário foi reduzido, o que dificultou o sustento de seu filho.
Muitos alunos de sua escola também perdiam muito tempo buscando água para ajudar suas famílias.
Crianças retirando água na escola. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)
Infelizmente, a fonte de água não estava apenas distante, mas também contaminada. No entanto, os moradores da aldeia no Iêmen não tinham outra opção.
Como resultado, muitos adoeciam com doenças transmitidas pela água e faltavam na escola.
Hoje, Arwa tem água potável canalizada em sua casa para beber, tomar banho, cozinhar e lavar.
“Sou grata à Samaritan's Purse pelo projeto bem-sucedido aqui. Estou muito feliz. As crianças estão na escola e o número de pessoas afetadas pela doença diminuiu”, disse Arwa.
Projetos ao redor do mundo
Além do trabalho no Iêmen, a Samaritan's Purse tem projetos em muitos países, incluindo Vietnã, Camboja, Libéria, Níger, Ucrânia e outros.
“À medida que levamos água limpa e saneamento para os necessitados, isso abre portas para compartilharmos sobre a Água Viva”, disse a organização.
A equipe está reconstruindo poços e fornecendo filtragem de água para famílias em áreas remotas da Libéria.
Na Ucrânia, muitos serviços básicos foram afetados pela guerra. Em resposta, a Samaritan's Purse forneceu mais de 11 milhões de galões de água limpa durante o ano passado.
Dezenas de pessoas abastecem galões de água por dia. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)
Um poço foi perfurado na igreja do pastor *Sasha, na região de Donetsk e “quadruplicou” a rotatividade dos cultos. Dezenas de pessoas retiram água de lá todos os dias.
“O local da água é uma grande bênção e uma grande ajuda. Desde o início da guerra, muitas pessoas mudaram sua atitude em relação à igreja”, disse o pastor.
Os projetos de água estão multiplicando o Evangelho na África Ocidental
Na Libéria um poço de água potável no condado de River Gee, mudou a vida dos alunos da Escola Primária Nyantujah e da comunidade.
“Sinto-me feliz porque as crianças desta escola e desta aldeia não precisam se preocupar em adoecer devido à água suja”, disse Sylvester morador da região, enquanto trabalhava ao lado de mais de uma dúzia de outros voluntários das aldeias vizinhas.
Por toda a Libéria, havia comunidades sem poços e saneamento. Não havia nenhum lugar longe o suficiente da capital do país, que a guerra civil não pudesse alcançar.
Sylvester agradeceu a Deus e a Samaritan's Purse por estar ajudando as aldeias a criar novos futuros, cheios de saúde e esperança.
Capacitação de voluntários e os frutos
Sylvester e outros voluntários aprenderam com a equipe como montar e consertar a bomba de água no futuro.
Em Tarworken, uma equipe do Samaritan's Purse está ajudando a comunidade depois que o poço de água caiu em desuso.
Nos últimos meses, a população retirou água de um pequeno lago contaminado alimentado por uma nascente e muitas famílias ficaram doentes.
Os voluntários realizaram uma campanha em uma igreja local, para fornecer aos moradores sistemas de filtragem doméstica.
Durante o treinamento, o pastor compartilhou o Evangelho de Jesus Cristo, através da história do Bom Samaritano.
Um homem chamado Weah, se aproximou e por meio do treinamento, conheceu Jesus.
“Entendi que não tenho vivido para Deus. Percebi que não estava pronto para encontrar Jesus. Mas agora estou. Eu recebi Jesus em minha vida. Sou grato”, afirmou ele.
Projeto WASH em andamento. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)
Weah resistiu ao Evangelho por muito tempo. Mas depois de ver o amor de Deus demonstrado por meio do Projeto WASH e ouvir a equipe compartilhar sobre a salvação eterna por meio de Jesus Cristo, ele se arrependeu e passou a ter fé.
“Fornecer o poço e incentivar a participação da comunidade garante que o poço dure muitos anos. O treinamento também cria oportunidades para os membros da comunidade se conectarem uns com os outros e para nossas equipes compartilharem o Evangelho com o grupo”, disse Dexter Cassell, oficial de treinamento do nosso Programa WASH na Libéria.
“Queremos que eles ouçam, creiam e vivam de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo. Então construímos os poços, construímos as latrinas, construímos igrejas para que possam ouvir o Evangelho. Quando saímos, eles olham para o trabalho da Samaritan's Purse, mas louvam a Deus pelo que Ele fez aqui. Muitas pessoas chegaram à fé”, acrescentou o oficial.
Dexter concluiu dizendo: “Seja construindo poços, liderando treinamentos de desenvolvimento comunitário ou fazendo parcerias para construir uma igreja, tudo o que fazemos aponta para nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.