O projeto “Pastores pela Vida” está ajudando pastores e pastoras afetados pela pandemia em regiões de vulnerabilidade social no Amazonas.
A iniciativa da Visão Mundial está arrecadando fundos para socorrer famílias pastorais, que estavam ligadas profissionalmente à igrejas e devido às suspensões de cultos presenciais, passam dificuldades para manter os projetos sociais da igreja e suas próprias famílias.
O projeto vai priorizar atender os pastores do Amazonas, a região mais necessitada no momento, depois de enfrentar no início do ano uma crise sanitária e o colapso no sistema de saúde no estado.
O objetivo é alcançar cerca de 60 a 70 pastores em abril, por meio de auxílio financeiro, que foram arrecadados no final de 2020.
“Os pastores que sempre se dedicaram a servir, hoje precisam também ser servidos. Os pastores que sempre se dedicaram a cuidar, hoje precisam também receber cuidados”, afirma o pastor Ed René Kivitz, voluntário no Conselho da Visão Mundial e que liderou as ações de arrecadação de doações para o “Pastores pela Vida” em 2020.
O pastor também lembrou que no contexto de crise econômica que o Brasil vive, também estão pastores e igrejas. “A mais bela face da igreja evangélica no Brasil se manifesta em centenas e milhares de pequenas igrejas e pastores e pastoras anônimos que são sinais do reino de Deus em todo o território nacional. Nos contextos de maior pobreza e necessidades mais urgentes estão muitas igrejas e pastores profundamente afetados pela pandemia”, disse.
O “Pastores pela Vida” foi lançado no ano passado, com o propósito de apoiar líderes e pastores durante a crise da Covid-19. Segundo a Visão Mundial, “muitos pastores seguem na dedicação diária e no cuidado com membros de suas congregações, mesmo remotamente. Mas, com a falta do contato presencial e com membros sendo afetados economicamente pela pandemia, muitas igrejas, em especial nas periferias, têm perdido doações e a renda que mantêm as atividades”.
Em 2020, através de lives do pastor Kivitz e de show online com o cantor Paulo César Baruk, o projeto arrecadou auxílio para 263 pastores de diferentes denominações, em cinco estados: Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Alagoas. De abril a dezembro, o projeto garantiu o repasse total de 900 reais para cada líder.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial está presente em todas as regiões do Brasil, e possui uma rede de 372 igrejas e 154 organizações sociais cristãs, atendendo mais de 130 mil crianças e suas respectivas famílias e alcançando mais de meio milhão de pessoas. As doações podem ser feitas online ou por transferência bancária – as informações necessárias estão disponíveis no site https://doar.visaomundial.org/pastorespelavida.
Aos 58 anos, Geibson Douglas dedica sua única e exclusivamente para cuidar da Igreja e fazer diferença na comunidade. (Foto: Álvaro Júnior / Visão Mundial Brasil).