Claudinier Ribeiro da Silva, um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, de 99 anos, se destacou na multidão de jovens durante uma missão, no Espírito Santo.
O veterano participou da Missão Calebe, uma ação social feita por jovens da Igreja Adventista durante as férias escolares.
Em palestra para crianças em uma comunidade carente da Grande Vitória, o cristão ensinou lições de resiliência e coragem, que aprendeu em sua vida.
“Minha vida foi uma longa jornada, e agora posso usar o que aprendi para ajudar esses jovens. É mais do que ensinar matemática ou história, é sobre ensinar valores e esperança", disse Claudinier, ao Notícias Adventistas.
E acrescentou: “Quero que saibam que podem superar qualquer coisa. Que eles possam ser a mudança que querem ver no mundo, assim como eu tentei ser”.
Ele ainda ensinou que o segredo de sua longevidade é cuidar da saúde, através de boa alimentação e exercícios físicos, e confiar em Deus.
Claudinier palestrou para crianças carentes. (Foto: Divulgação/Notícias Adventistas).
“Como ele mesmo fala: já foi para a guerra defender a pátria, mas hoje é do exército do Senhor e está sempre pronto a servir”, comentou Juliana Loubaque, coordenadora da Missão Calebe de Carapina.
Além de palestrar, o veterano ainda ajudou na separação de donativos que foram distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade, na organização da Escola Cristã de Férias, e outras atividades.
"Ele é uma inspiração. É uma honra ter o apoio de Claudinier. Um jovem de 99 anos que está presente sempre que pode e é um exemplo de disciplina e atitude”, afirmou Juliana.
Ações beneficentes
A Missão Calebe no centro-norte do Espírito Santo reuniu mais de 8 mil jovens, que trocaram as férias para servir ao próximo.
As ações incluíram palestras sobre saúde, doação de sangue, limpeza de espaços públicos, reformas de moradias para pessoas carentes e atendimento médico.