Um incêndio criminoso danificou completamente o interior da Assembleia de Deus – AD Viva, em Sumaré (SP), na madrugada de quinta-feira (25), causando enormes prejuízos para a igreja.
Em entrevista ao Guiame, o pastor Alexandre Rodrigues de Souza contou que a igreja sofreu perda total de todos os equipamentos, como caixas e mesa de som e instrumentos musicais usados nos cultos, além de sérios danos ao púlpito, cadeiras, paredes e teto, após o fogo ser ateado em um ato de vandalismo por criminosos.
Instrumentos musicais foram totalmente destruídos pelo incêndio na AD Viva. (Foto: AD Viva)
No entanto, em meio ao caos, uma cena surpreendente chamou a atenção: a Bíblia pessoal do pastor, que estava sobre o púlpito, permaneceu intacta.
“O altar de acrílico foi destruído pelo fogo, mas a Bíblia permaneceu inteira. Eu creio que Deus deixou isso como um sinal de que Ele está no controle. A Bíblia é a Palavra de Deus, poderosa e viva”, afirmou o pastor.
No púlíto também é possivel ler integralmente o nome da denominação.
Púlpito de acrílico da AD Viva danificado pelo incêndio criminoso. (Foto: AD Viva)
Para ele, o incêndio foi um ato de intolerância. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Não sabemos quem foi ou qual o motivo, mas entendemos que se trata de perseguição contra a igreja”.
O pastor destaca que a igreja nunca havia recebido ameaças ou sinais de hostilidade antes do ocorrido. Segundo ele, ataques dessa natureza são incomuns no Brasil. “Vemos roubos, mas incêndios desse tipo são raros, mais comuns em países onde a perseguição religiosa é drástica”.
Intolerância religiosa
Segundo líder, o templo está localizado em frente a dois terrenos abertos da prefeitura, e os vizinhos são pessoas com quem a igreja tem boa convivência.
“Nunca tivemos problema com eles. Por isso acreditamos que tenha sido intolerância de pessoas externas, talvez de outra religião.”
O pastor disse que a igreja é frequentada por muitos jovens, alguns que vieram das drogas, e famílias restauradas de situações de vício e destruição.
“Nosso foco é acolher e transformar vidas. Talvez, por ajudar tantas pessoas, acabamos desagradando alguém. Mas o objetivo da igreja sempre será salvar vidas e apoiar famílias.”
Ele contou que o ato de vandalismo abalou muitos membros: “Minha esposa, em especial, sofreu muito psicologicamente com a situação. Foi um choque. Mas estamos nos reerguendo, confiando em Deus e nos esforçando para reconstruir.”
A AD Viva vai completar dois anos no local em outubro. “Já tínhamos programado a festa de aniversário, com pregador convidado. Mesmo com o ocorrido, continuamos trabalhando para deixar a igreja pronta. Temos um evento agora no dia 11 e, em nome de Jesus, conseguiremos realizá-lo”, relatou o pastor.
Mesa de som danificada (à esquerda) e teto queimado (à direita) após o incêndio AD Viva. (Foto: AD Viva)
Segundo o pastor, a realidade financeira da igreja é bastante difícil, com muitos membros de baixa renda. “A ajuda financeira não é grande, muitas vezes eu mesmo, trabalhando fora, acabo ajudando”, disse.
Mutirões organizados pelos membros e apoios voluntários de profissionais, também têm contribuído para a restauração do templo.
Ver essa foto no Instagram
“Alguns empresários já se mobilizaram e estão nos apoiando, mas ainda falta bastante coisa para reconstruirmos totalmente”, afirmou o pastor, que disponibilizou o e-mail alexandre.763514@gmail.com para quem deseja fazer contato par ajudar a igreja.
Segundo a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo crime.