‘Apresenta só o que te agrada da Bíblia’, alerta Hernandes Dias sobre devocionais coaching

O pastor disse que deve haver cuidado ao usar livros devocionais que só apresentam “o doce da Palavra e nega o amargo”.

Fonte: Guiame, com informações de Podcast Inteligência LtdaAtualizado: quarta-feira, 16 de abril de 2025 às 20:05
O pastor Hernandes Dias Lopes. (Foto: Reprodução/YouTube/Inteligência Ltda).
O pastor Hernandes Dias Lopes. (Foto: Reprodução/YouTube/Inteligência Ltda).

O pastor Hernandes Dias Lopes alertou sobre o engano de devocionais baseados na teologia coaching, durante sua recente participação no podcast Inteligência Ltda.

Comentando sobre o atual sucesso de devocionais diários entre o público cristão e não cristão, Hernandes disse que o uso de bons livros de reflexão bíblica é benéfico para a fé. “Eu tenho vários livros dessa área”, comentou.

E continuou: “A Bíblia é um livro altamente motivacional, no sentido de restaurar sua alma, de alegrar seu coração, de trazer o confronto e o consolo de Deus para o seu coração”, observou.

Entretanto, o pastor condenou os devocionais que apresentam somente uma parte das Escrituras.

“Precisamos ter cuidado de se aproximar da Bíblia e tirar dela só o doce e não querer o amargo. Por que tem hora que tem o amargo, que Deus diz ‘arrependei-vos’, tem hora que Deus ordena abandonar o caminho do mal.

“Hoje, infelizmente, tem muita influência de teologia coaching, de motivação. Então, se eu uso um devocional só com o que me interessa da Bíblia, o que me favorece e me convém, estou sonegando todo o conselho de Deus”, ressaltou.

O pastor lembrou que toda, e não apenas uma parte, da Palavra é útil para o ser humano. “Eu não posso ser seletivo”, ensinou Hernandes.

“Hoje, há muita gente dizendo que partes da Bíblia tem que ser reinterpretadas [porque] o entendimento da sociedade mudou. Não é bem assim, a Bíblia não é arcaica, não fica obsoleta. Sua mensagem é atual, viva, é para todas as épocas. Ela não precisa ser atualizada, ela é a Palavra de Deus”, defendeu ele.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições