Biblicamente falando, muitos especialistas dizem que um dos textos que apontam para o “fim dos tempos” está no livro de Daniel que diz que haverá o “aumento do conhecimento” ou a “multiplicação da ciência”, dependendo da versão.
“Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão ali e acolá para aumentarem o conhecimento.” (Daniel 12.4/NVI)
Nem todos os teólogos concordam que essa profecia esteja relacionada ao crescimento acelerado da informação e da tecnologia do século atual.
Texto dentro do contexto
De acordo com o pastor e hebraísta Luiz Sayão, “no contexto do capítulo 12 vemos que as palavras reveladas estão em foco no livro. Portanto, o ‘conhecimento’ em vista tem a ver com o ‘entendimento’ do que Daniel recebeu de Deus. Tem a ver com o livro selado até o tempo do fim. Não tem a ver com ciência como muitos imaginam”, esclareceu ao Guiame.
“Muitos entendem que o texto fala do progresso científico. Os exegetas, contudo, alertam que o sentido primário do texto é sobre o conhecimento em relação ao próprio livro de Daniel. Qualquer compreensão textual que vai além do esclarecimento prometido acerca do próprio livro seria homilético e secundário”, também respondeu ao Guiame o teólogo e arqueólogo, Rodrigo Silva.
Crescimento exponencial da tecnologia
Para o pastor e escritor Lamartine Posella, o crescimento exponencial da tecnologia, que é fundamental para que o mundo todo esteja conectado, é uma revelação do livro de Daniel.
“Eu acredito que as palavras do livro de Daniel que dizem que “muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará” foi uma revelação do anjo ao profeta, mostrando que no tempo do fim haveria muita velocidade no mundo”, explicou.
“Não é o que estamos vivendo hoje? Nos tempos de Daniel o mundo não havia sido descoberto, mas hoje, podemos atravessar o oceano em algumas horas. E o saber está se multiplicando”, disse.
Em outro vídeo publicado em seu canal no YouTube, Lamartine dá mais detalhes sobre o avanço atual da tecnologia citando o 5G, inteligência artificial, robótica e a utilização de microchips no cérebro humano [neuralink].
A democratização da ciência e da informação
O pastor explica que é necessário a unificação da mentalidade, não apenas para o acesso à informação, mas principalmente para o controle mundial.
“Hoje em dia, o mundo inteiro gosta dos mesmos cantores, artistas e filmes. A mentalidade que o mundo está adquirindo é a do anticristo”, disse ao se referir ao movimento do liberalismo contra Deus.
Lamartine também cita que as pessoas estão em busca do oculto, da feitiçaria e da quebra de todos os padrões morais, éticos e espirituais. Enquanto outros estão em busca do conhecimento da palavra de Deus.
“Dizer que ‘o saber ou a ciência se multiplicará’ quer dizer que o conhecimento seria exponencial. Antigamente, o conhecimento era dobrado de uma geração para outra, hoje, o volume de conhecimento é dobrado a cada quatro ou cinco anos. Na verdade, é isso o que o anjo revela a Daniel, sobre o conhecimento e a velocidade”, detalhou ao Guiame e finalizou com mais um versículo.
“Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.” (Daniel 12.3)