Durante oito meses, um grupo de 56 membros da Primeira Igreja Batista de Jacaraípe, na Serra, se dedicou à transcrição manual de uma Bíblia gigante.
A obra, já encadernada, impressiona pelas dimensões: 60 centímetros de altura, 42 centímetros de largura e peso de 19 quilos.
Segundo Cleia Monteiro, conhecida como Cleinha, coordenadora do projeto e responsável pela produção da Bíblia, os trabalhos começaram em 2 de fevereiro deste ano e foram concluídos em 30 de outubro. Cleia tem 58 anos e acompanhou todo o processo de transcrição.
A iniciativa partiu de Cleinha, que se inspirou em publicações nas redes sociais de uma fiel de Goiás, responsável por um projeto semelhante: a transcrição manual da Bíblia.
Na versão goiana, o livro pesava 11 quilos, tinha 60 centímetros de altura e foi produzido por 39 integrantes de uma igreja evangélica.
![]()
Pastor Walter Aguia e Cleia Monteiro exibem página da Bíblia gigante. (Foto: Arquivo pessoal)
Cleinha apresentou a ideia ao pastor da igreja, Walter Aguia, que prontamente a convidou a reunir um grupo de voluntários – chamados copistas – para dar início ao projeto.
Cada integrante escolheu um livro da Bíblia para copiar em casa. Cleinha, por exemplo, ficou responsável pelo livro de Gênesis. Já obras mais extensas, como os Salmos, precisaram ser divididas em partes para facilitar o trabalho.
A transcrição da Bíblia gigante foi feita à mão, utilizando caneta preta. Em caso de erro, a página precisava ser reescrita.
A conclusão oficial do projeto está marcada para 14 de dezembro, Dia da Bíblia, quando a obra será apresentada à igreja em um culto especial com a presença da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
