Bom humor e criatividade para pregar o evangelho onde o povo está

Bom humor e criatividade para pregar o evangelho onde o povo está

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Por Myrian Rosário

Imagine que bom seria organizar uma festa de aniversário para os seus filhos e, em vez daquelas musiquinhas contaminadas com letras de duplo sentido que embalam a maioria os aniversários nos dias de hoje, animar a criançada com um show de palhaços ou uma peça teatral com conteúdo 100% cristão?

O que parece um sonho impossível para muitos pais e professores, que buscam atrações saudáveis para suas reuniões, já é uma realidade. Atendendo a um chamado de Deus, há dois anos, o desenhista e músico Alex Lee criou um personagem, o Maestro Céu Azul, que deu início a um grupo especializado em pregar o evangelho de Cristo com muita arte e criatividade. Eles são Os Sete: Ministros do Riso com Cristo.

"O palhaço tem o dom natural de passar alegria e graça. Ele não é um humorista, ele é uma criança subdesenvolvida que tem a capacidade de transformar uma realidade comum em sobrenatural, usando uma linguagem simples e precisa de animação. Ele é uma criança que se entrega nesse contato e acredita que possa existir uma vida onde não existe doença, solidão e abandono. O palhaço não ilude, ele transforma, ele não foge da realidade e sim a recria. No dia a dia brincamos, inventamos jogos, exercícios de memória, mímica e canto, quando queremos passar um tempo divertido com nossos sobrinhos, filhos e até mesmo primos. Então por que não canalizar esta disponibilidade para aqueles que realmente estão necessitando de verdade?", argumenta Alex Lee, que começou o ministério do riso num hospital.

Longe de querer apenas divertir, o objetivo dos Sete é buscar a melhor forma de propagar a palavra de Deus. Além das festinhas, eles também se apresentam em hospitais, casas de apoio a crianças com câncer e HIV, lojas, escolas, empresas, praças, ruas e lares de amparo a deficientes. O grupo também ensina sua arte em workshops. "Nossa meta é sempre pesquisar e desenvolver atividades relacionadas ao riso, aplicando características de palhaço juntamente com a palavra de Deus, nos concentrando em fazer, realizar, porque para nós a melhor distração é nosso trabalho e, a cada dia, aprendemos com os melhores professores: as crianças. Na arte do riso e evangelismo, a criação, sabedoria, santidade, humildade, solidariedade, amor e a técnica andam juntas e sabemos que só é possível realizar esse trabalho com muito esforço e comprometimento", ressalta Lee.

Apesar do nome , o s Sete não são precisamente sete . " Na verdade, a referência ao número sete diz respeito à preferência divina. Assim como Deus fez o mundo em sete dias... Isso não quer dizer que somos em sete", revela sorrindo Alex Lee.  Como "ministros do riso", os Sete têm cara de palhaços, mas não são palhaços e sim ministros. Eles desenvolvem personagens totalmente cristãos, sem apelar com mensagens subliminares e agressões. "Nós cantamos, contamos histórias, encenamos, dançamos", descreve.  

Desenvolvendo um trabalho similar aos famosos "Doutores da Alegria", os Sete: Ministros do Riso com Cristo são os únicos a usar esse tipo de linguagem no meio cristão. O grupo pode ser "contratado" para apresentações em festas, aniversários, convenções de empresas e eventos evangelísticos em geral. A estrutura exigida por eles é simples. Na maioria dos casos, são necessários apenas um CD player e um violão. Tanto para shows como encenações teatrais, eles solicitam a cobertura de despesas com transporte e alimentação, mais um espaço disponível para comercialização do materail do grupo. Sem cachê pré-estabelecido, o Sete sobrevivem com as ofertas que cobrem os gastos com material. Apenas em aniversários, eles sugerem a doação de, em média, R$ 150,00.

Para contatar os Sete: Ministros do Riso com Cristo, mande um e-mail para: gv_yeshua@yahoo.com.br / gv_yeshua12@hotmail.com ou ligue parar: (011) 8864-1576.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições