Os casos de transe que vem afetando estudantes no interior do Ceará continua chamando a atenção de especilistas e de integrantes de várias religiões nesta semana. Em Cachoeiro, a residência de dois adolescentes atingidos pelo fenômeno vem sendo visitada por batistas, espíritas e testemunhas de Jeová. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo blog "Religião e Fé", do jornal "Extra".
De acordo com o post, os religiosos fazem estudos bíblicos na casa para tentar encontrar uma possível explicação sobre a causa dos transes. A testemunha de Jeová, Rita Maria da Silva, e o pastor batista Glauber Paulino Ribeiro não acreditam em provocação feita por espíritos de mortos.
A mãe dos jovens (de 14 e 16 anos), Regina Araújo, conta que eles estão assustados com a repercussão nacional dos casos, já não vão mais à escola e temem ficar estigmatizados como doentes mentais.
Desde a semana passada, os transes envolvendo os jovens (que sentem falta de ar, calafrios e tremedeiras) vêm chamando a atenção da opinião pública cearense. Entre os adolescentes, existe a crença de que os fenômenos são provocados pelo espírito de um colega recentemente falecido. Especialistas em parapsicologia ouvidos pela imprensa acreditam que os casos são uma espécie de histeria coletiva.