Durante o ‘Festival da Esperança’, realizado na arena ING em Bruxelas, na Bélgica, o evangelista Franklin Graham compartilhou a mensagem do Evangelho com mais de 14 mil pessoas.
Por ser uma cidade multicultural, Bruxelas teve a mensagem traduzida simultaneamente para cinco idiomas.
“Quero que você saiba que Deus ama você e que Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, do céu à terra para levar seus pecados. Foi para isso que Jesus veio. Ele não veio para nos condenar, mas para nos salvar. Jesus Cristo veio para todos, mas é preciso ir até Ele com fé”, disse Graham à multidão.
Jesus Christ is alive! He’s not dead—He’s alive. He’s here and He’ll come into your heart and your life if you invite Him. #FestivalofHope #Brussels @BGEA pic.twitter.com/ZA2l810Z6o
— Franklin Graham (@Franklin_Graham) September 28, 2025
Após sua mensagem, Graham convidou os presentes a colocarem sua fé em Jesus, levando muitos a responderem ao chamado, segundo a Associação Evangelística Billy Graham (BGEA).
A jovem Maria, de 23 anos, havia viajado de Ghent até Bruxelas. Embora já tivesse frequentado a igreja diversas vezes, contou que ainda não tinha desenvolvido um relacionamento pessoal com Deus.
“Eu tinha [esse] pensamento na minha cabeça de que Ele não me perdoaria de jeito nenhum por causa do meu pecado”, disse Maria à BGEA enquanto chorava.
Maria disse que finalmente encontrou a segurança e a esperança que estava procurando: “Eu quero que as pessoas vejam que Deus está em mim.”
Milhares lotam a arena ING em Bruxelas para o Festival Esperança. (Foto: BGEA)
Assim como Maria, milhares de pessoas participaram do Festival da Esperança movidas pelo desejo de ver suas vidas completamente transformadas.
“Assim que as portas se abriram, as pessoas começaram a entrar em massa”, informou a BGEA em um comunicado à imprensa.
“A multidão era composta por cristãos e não crentes – alguns nunca haviam ido a uma igreja antes – mas vieram para ouvir uma mensagem de esperança”, continua o relatório, acrescentando que a arena estava lotada.
Após a lotação completa da arena ING, outras 5.000 pessoas se acomodaram em duas áreas de convivência próximas, onde acompanharam o evento por meio de transmissão ao vivo.
Em seu perfil oficial no Facebook, Graham escreveu como legenda de várias fotos do evento.
“Que privilégio pregar o Evangelho esta noite em Bruxelas – 50 anos depois que meu pai, Billy Graham, esteve aqui para anunciar a mesma mensagem de esperança! Tivemos uma multidão além da capacidade na ING Arena, e agradeço a Deus por cada pessoa que veio e por todos que responderam ao Seu convite para se afastarem do pecado e colocarem sua confiança em Jesus Cristo! Espero que você se junte a mim em oração por eles.”
“Agradeço a Deus por cada pessoa que veio e por todos que responderam ao Seu convite para se afastarem do pecado e colocarem sua confiança em Jesus Cristo”, disse Graham em uma publicação no sábado à noite.
A cruzada evangelística também foi enriquecida pelos talentos musicais da artista de adoração Charity Gayle e da banda The Afters.
Ver essa foto no Instagram
“Deus estava agindo na Bélgica”, escreveu a banda The Afters no Instagram. “Já começamos a ouvir histórias incríveis de vidas sendo transformadas e muitas pessoas se voltando para Jesus quando Franklin compartilhou o Evangelho!”
Evelyn Wireko, mãe de Antuérpia, não conteve as lágrimas durante uma das músicas. Enquanto chorava, olhou ao redor e disse emocionada: “Eu não sabia que havia tantos fiéis na Bélgica. A igreja estava tão dividida, mas Deus nos reuniu.”
O evento foi fruto da colaboração entre 620 igrejas evangélicas belgas e a Associação Evangelística Billy Graham.
“É um milagre, por si só, ver tantas pessoas comparecendo a algo assim e testemunhar igrejas de língua holandesa e francesa trabalhando e colaborando juntas – é completamente inesperado”, disse David Vandeput, presidente do Sínodo Federal Belga das igrejas evangélicas e protestantes.
“É um sinal de que Deus está agindo e algo real está acontecendo”, continuou. “Este é um marco que será lembrado pela igreja evangélica na Bélgica, mas não se trata de religião. Não se trata de evangélicos. Trata-se de Jesus Cristo! Isso é apenas o começo – é o ponto de partida – eu creio que há muito mais por vir.”