Durante um evangelismo promovido por brasileiros no último fim de semana em Bruxelas, na Bélgica, um grupo de 30 voluntários se reuniu para levar o amor de Jesus às ruas. A ação resultou em cinco decisões por Cristo — um número considerado expressivo quando se trata da realidade na capital europeia.
A ação evangelística na Bélgica foi promovida pelo Velos Project — um movimento focado em evangelismo e avivamento — em parceria com a Igreja Batista Renascer.
Em uma entrevista exclusiva ao Guiame, o pastor Vinícius Carvalho, um dos líderes no Velos Project, contou que antes de saírem às ruas, os participantes passaram por um período de treinamento.
“Sempre fazemos encontros de preparação, treinamento e ativação em Evangelismo Sobrenatural. Todas às vezes nós reunimos os líderes para prepará-los para a ação nas ruas e também para poderem dar esse treinamento no futuro”, explicou Vinicius.
Segundo o pastor, o projeto costuma realizar dois encontros: um focado na importância do evangelismo e outro voltado à prática, com orientações sobre desafios e oportunidades no campo.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de a iniciativa ter partido de brasileiros, o impacto do Evangelho ultrapassou barreiras culturais. Falando sobre evangelizar pessoas de outras nacionalidades, Vinícius destacou:
“Os princípios bíblicos são atemporais e servem para todas as pessoas em quaisquer regiões. O que procuramos fazer é adaptar a prática para a realidade local do país. Em todos os casos, nós tivemos resultados extraordinários!”.
E continuou: “No final das contas, o que as pessoas precisam é receber o amor de Jesus, e isso é uma linguagem universal”.
‘A maior barreira de pregar o Evangelho na Bélgica’
Na Bélgica, uma das maiores dificuldades enfrentadas por evangelistas é o contexto religioso. Só em Bruxelas, cerca de 30% da população é muçulmana, o que exige abordagens mais sensíveis e relacionais.
“Não vale a pena tentar ganhar argumentos em um debate e perder o coração da pessoa”, contou o pastor.
Conforme Vinícius, o governo exige autorizações para evangelizar em vias públicas. Com isso, os cristãos precisam ter sabedoria para não comprometer o testemunho da igreja local.
No entanto, por meio desta última ação evangelística, 21 pessoas receberam oração e 42 ficaram interessadas em ouvir mais sobre Jesus. Dentre os impactados, 17 estavam desigrejados.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, Vinícius observou que, mesmo diante dos desafios, há esperança. Refletindo na passagem bíblica em 1 João 2:14, ele disse:
“O apóstolo João encorajou os jovens do seu tempo sobre a unção de ousadia que eles carregavam: ‘Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno’”.
O pastor acredita que uma nova onda de avivamento está surgindo entre os jovens cristãos europeus que irá mudar a realidade espiritual do continente.
“Nosso papel como líderes é investir na vida desses jovens para que eles possam cumprir suas missões debaixo da autoridade que lhes foi dada. Eu acredito que essa geração será responsável pela nova onda de avivamento que está chegando na Europa”, afirmou ele.
E concluiu: “Eu pude ver isso no olhar de cada um deles, seja em Madrid, Manchester ou Bruxelas. A paixão pelos perdidos é autêntica e o fogo do avivamento já está se espalhando pela Europa!”.
Vinícius Carvalho ministrando na igreja. (Foto: Reprodução/Instagram/Batista Renascer Belgica)
Vinícius é pastor auxiliar na Igreja Cidade, em São José dos Campos (SP), e diretor da Rede Inspire na Europa.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições