Na tarde do dia 18 de junho, o jovem autista Guilherme, de 20 anos, viralizou no Instagram após sua mãe filmá-lo citando a Bíblia.
Enquanto assistia ao quadro “Comprar é Bom, Levar é Melhor”, do programa “Domingo Legal”, o jovem demonstrou com ousadia conhecer a Palavra de Deus.
O quadro consiste em um jogo de perguntas e respostas onde os participantes devem responder corretamente às questões para adquirirem mercadorias, que eles escolhem em um mercado fictício, criado pela produção do programa.
Durante a transmissão, o apresentador Celso Portiolli perguntou aos participantes: “Segundo as Escrituras Sagradas, quem era o pai de Abraão?”.
Entre as alternativas estavam: Salomão, José, Terá e Anrão.
“Ele está dizendo que é Salomão, você acha que é quem?”, perguntou Claudia Martins, mãe de Guilherme.
“Terá foi o pai de Abraão”, respondeu ele convicto.
Conhecimento Bíblico
Guilherme continuou prestando atenção no programa quando sua mãe perguntou onde ele aprendeu quem era Terá.
“Eu li na Bíblia mãe”, declarou ele. E continuou: “José é filho de Jacó. Salomão é filho do rei Davi. Quando o rei Davi governou Israel e morreu, ele queria deixar Salomão assumir o trono".
"Mas Salomão tinha um irmão mais velho que queria tomar seu lugar e não permitir que ele se tornasse rei. Porém, Davi o escolheu porque ele tinha fé em Deus e ajudou o povo de Israel”, acrescentou ele.
“Tão inteligente, tão informado”, disse a mãe
“Salomão era muito abençoado por Deus”, declarou Guilherme.
Ao ver que a resposta da questão estava correta, Claudia afirmou estar orgulhosa do filho e o parabenizou.
Ela não foi a única a comemorar, no Instagram, muitos internautas parabenizaram Guilherme:
“Que orgulho, eu ficaria sentada escutando ele falar sobre a Palavra de Deus”, escreveu uma internauta.
“Ele não parece ter deficiência, fala muito bem. Parabéns para quem se dedicou ao ensino dele. Lindo demais ver isso, ainda mais conhecendo o que realmente importa, a Bíblia”, declarou outro usuário.
“Que limitação tem o Gui? Ele é muito esperto, inteligente, fala bem e para completar é crente. Deve ser resultado de muito esforço dessa mãe maravilhosa que faz a limitação dele ser imperceptível”, disse uma internauta.
Ver essa foto no Instagram
O autismo
No vídeo, Claudia explicou que o hiperfoco – que é a concentração intensa que pessoas no espectro apresentam – de Guilherme é voltado para a Bíblia.
Ela, que está sempre abordando a questão do autismo em suas redes sociais, aproveitou a oportunidade para compartilhar:
“Gostaria de deixar fixado que nenhum autista é igual ao outro. Meu trabalho com o Gui é árduo, sofrido e difícil. Meu papel é ensinar e capacitá-lo”.
A família de Guilherme. (Foto: Reprodução/Instagram/Claudia Martins)
Claudia informou que ensinou ele a ler e escrever. E todos os dias, o ensina a ter autonomia. Ela concluiu dizendo: “Que Deus abençoe nossas vidas”.