O caráter humilde exerce um papel fundamental na vida das pessoas que desejam viver em harmonia com Deus e os homens. Servir os outros como devido e ter consciência das próprias limitações traz crescimento e êxito na vida.
O sentimento egoísta e a admiração pelo próprio mérito alimentam o coração dos orgulhosos. Pessoas soberbas que se escondem por trás da falsa humildade e da tola vaidade. O orgulhoso não reconhece o próprio erro quando comete um, dá desculpas quando não dá conta das suas obrigações. Além disso, acredita ser muito bom e, por essa razão, não colabora e não se submete para aprender algo com os outros ou com Deus. Antes defende as próprias idéias porque são suas. Enfim, o orgulho no coração tem impedido a muitas criaturas de alcançarem o sucesso na vida, e como conseqüência, dificulta o crescimento de nossa sociedade.
Por outro lado, existem pessoas que no coração há respeito e reverência na sua relação com Deus e com as outras pessoas. A simplicidade com que aceitam críticas as faz analisar caminhos para se fazer tudo melhor, assim aprende e compartilha com todos e, além disso, prospera de maneira firme, sóbria e em abundância.
O maior exemplo de humildade que o mundo conheceu foi dado pelo Senhor Jesus Cristo. Ele abdicou de Sua majestade e glória para nos salvar. Agora, cabe aos Seus seguidores renunciar suas posições sociais para buscar a verdade e seguir o exemplo deixado por Jesus Cristo: servir a Deus e aos outros. Contudo, nunca poderemos servir os outros como se deve sem humildade, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir.
No livro Humildade, o Bispo Marcelo Crivella mostra o perigo do orgulho, porque ele corrompe a sabedoria e conduz a à derrotas. O autor esclarece a diferença entre a humildade da mente e do coração. Uma é circunstancial provocada pelo interesse de se obter algum proveito e a outra que é dada pelo Espírito Santo orienta para o sucesso. Além disso, o escritor elucida outros assuntos relacionados à humildade que são de suma importância para a vida de todos de uma maneira clara, objetiva e rica em exemplos bíblicos.
A obra também é um alerta para aqueles que talvez estejam enganando o próprio coração tentando justificar seu mau comportamento encontrando em seu próximo motivos que o livrem da própria culpa. Pois o arrogante tem dificuldades para aceitar uma correção por causa da cegueira do coração e é lento no perdoar o erro dos outros devido ao seu julgar superior.
As experiências adquiridas com o ato da renúncia e do esforço marcaram a vida do autor de Humildade. Ele teve que desistir da própria vida para servir os outros como pastor depois que se entregou ao intenso trabalho social de pregar o amor de Deus. O mesmo observa-se nas atitudes dos homens que viveram a fé obedecendo o chamado de Deus com humildade. Esses exemplos estão citados no livro.
Por esses motivos, deve-se procurar ter o coração transformado por Deus através do batismo de humildade a fim de que se obtenha sucesso na vida em todos os sentidos. No mais, se não aprendermos como ser humildes, não seremos amigos de Deus, pois Ele rejeita os orgulhosos.