Soldados ativos em serviço passam por treinamento rigoroso para poderem lutar nas linhas de frente de combate, mas apesar desse treinamento físico, seu bem estar espiritual é muitas vezes esquecido e eles podem sofrer em silêncio com coisas como transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão, resultantes dos campos de guerra.
No entanto, uma organização sem fins lucrativos está ajudando os soldados nos EUA, envolvendo-os em esportes radicais, para compartilhar a mensagem de que a verdadeira liberdade e cura podem ser encontradas em Cristo.
O projeto 'Soul Survivor Outdoor' organiza eventos gratuitos de aventura ao ar livre, como paraquedismo, escalada, rapel e navegação, para alcançar militares, veteranos e suas famílias.
"Você atrai as pessoas para perto de uma rocha ou de uma montanha e as desafia de maneiras que não estão sendo desafiadas em um ambiente de escritório, quando estão fazendo uma rotina diária normal", disse Rick Wolf à CBN News.
Wolf é um militar cristão da reserva (aposentado) da Marinha e fundador do projeto 'Soul Survivor Outdoor'.
Ele começou o programa depois de descobrir que soldados de combate enviados retornariam para casa, lutando contra problemas sérios como Transtorno de Estresse Pós-traumático, suicídio e abuso de drogas.
"Quer estejamos falando sobre a população veterana ou a população ativa, sabemos que, estatisticamente, as taxas de suicídio não estão diminuindo", explicou ele. "Depressão, ansiedade ... essas coisas são bastante significativas na sociedade em geral e as forças armadas também são parte desse cenário".
Wolf disse que, embora existam programas para ajudar os veteranos e até mesmo soldados da ativa que lidam com esses problemas, a maioria não trata as causas em sua raiz.
"Como cristãos, sabemos que a verdadeira resposta é Jesus Cristo", acrescentou.
Então, Wolf os leva do solo para o ar ou ao topo de uma montanha para lidar com questões reais e levá-los ao Senhor.
A mensagem que ele compartilha se concentra em encontrar sua identidade em Cristo e soa alto e claro no coração desses guerreiros.
"Seu valor como ser humano, seja militar ou em outro lugar, é intrínseco porque vem de seu Criador e não de sua carreira, seu status, seu telefone ou qualquer outra coisa, mas você realmente tem valor", explicou Wolf.
Até o momento, mais de 5.000 soldados da ativa já participaram de eventos da Soul Survivor Outdoor, e somente no ano passado, 400 soldados entregaram suas vidas a Cristo.
Wolf acredita que a Igreja está perdendo a oportunidade de evangelizar os soldados.
"Quem mais merece ter a oportunidade de receber o Evangelho de Jesus Cristo do que essa pessoa que tem a ideia, e talvez eles nem saibam de onde ela ela vem, que não há amor maior que o de alguém que dá a vida por um amigo", ele disse.
Enquanto 165 mil soldados americanos da ativa foram empregados em mais de 150 países este ano, Wolf celebra a participação dos 5 mil oficiais, mas diz que sua organização só começou a arranhar a superfície.