Filha de pastores, Kiara Mun-Gavin é um “milagre moderno”, diz a família da garota sul-africana de 13 anos que despertou de um coma após sofrer um acidente de carro na véspera do Natal. “Experimentamos o favor de Deus”, disse o pai da menina, após recuperação extraordinária de Kiara.
Jaci é pastora sênior ao lado de seu marido Richard Mun-Gavin, líder da Anthem Church em Durban North, na África do Sul. Eles agradeceram a Deus pela recuperação excepcionalmente rápida da filha e pelas orações dos amigos.
“Todos os dias parece que ela está pelo menos seis meses mais adiantada do que no dia anterior”, contou Jaci, que tem outros filhos.
Segundo a mãe, Kiara está impressionando a todos, incluindo os especialistas e cirurgiões, com sua notável recuperação, além aproximar muitas pessoas de Deus, com esperança e fé renovada.
Jaci disse que recebe centenas de mensagens, algumas dizem: “Eu nunca acreditei” ou “Agora minha fé ficou mais forte” ou “Eu abandonei Deus, mas agora estou disposto a começar de novo”.
Milagre
Com semblante sorridente, Kiara sussurrou suavemente um “obrigado” a sua família e amigos por todo o apoio e orações durante sua recuperação.
Os pais dizem que Kiara conta com milhares de pessoas em todo o mundo, que têm orado pela adolescente desde o acidente, além da igreja que pastoreiam e da escola onde ela estuda, a Southcity Christian School.
Amigos de fé, como o pastor Harry Lourens e sua esposa, Wendy, visitaram Kiara várias vezes e pessoas de sua igreja organizaram uma lista de oração de 24 horas e durante 10 dias um grupo de dança de mães se reuniu todas as noites para dançar, cantar e orar pela recuperação de Kiara.
Amigos e familiares celebram recuperação de Kiara, com a cabeça enfaixada no centro da foto. (Foto: Richard Mun-Gavin/Facebook)
O resultado é que, menos de um mês e meio após o acidente, Kiara está completamente lúcida.
O neurocirurgião que cuida da garota está prestes a liberá-la para ir para casa por um período, antes de voltar ao hospital para uma nova cirurgia cerebral para reparar danos decorrentes do acidente.
“Sua memória parece estar intacta, mas o comportamento “aprendido – por exemplo, lembrar que o primeiro andar não é o térreo ou a maneira de cortar um abacate – precisa ser reaprendido. Mas quando é informada de algo, ela se lembra imediatamente”, explicou.
O acidente
Jaci disse que foram três semanas difíceis desde o acidente em que uma motocicleta bateu na porta do lado do passageiro de seu carro, quebrando a janela na cabeça de sua filha.
O acidente a deixou com um crânio fraturado, com alguns fragmentos de ossos alojados em seu cérebro.
O grave ferimento submeteu Kiara a duas cirurgias em 12 horas, deixando-a em coma de nível dois.
“Os médicos alertaram que a maior probabilidade era para o pior resultado, e trouxemos as crianças para dizer adeus. Seu cérebro tinha desligado e seu coração estava se desligando. Durante 70 horas, o inchaço do cérebro foi tão grave que não havia oxigênio suficiente no cérebro. Os médicos nos disseram que, se ela não morresse, ela seria uma ‘bela adormecida’, sofreria danos cerebrais graves ou teria sintomas parecidos com um derrame”, conta a mãe da menina.
Jaci conta também que Kiara ainda não tem o lado de seu crânio no lugar, porque parte dele foi colocado em seu abdômen, para mantê-lo seguro e o osso vivo enquanto seu cérebro reduz o inchaço.
Intervenção divina
A pastora jaci conta que ao contrário das terríveis expectativas médicas, Deus interveio e realizou um milagre. “Um grupo de amigos de Kiara, meninas com idades entre 11 e 13 anos e que foram treinadas em oração, ficaram aborrecidas porque as pessoas pareciam esperar o pior. Mas elas continuaram orando por três dias consecutivos ignorando o sono”, contou.
Amigos oram por Kiara no hospital. (Foto: Richard Mun-Gavin/Facebook)
“Acreditamos que Deus escolhe fazer parceria conosco e Ele escolhe responder às orações de Seu povo. Existem numerosos exemplos na Bíblia onde Ele permitiu que as pessoas mudassem o curso da história. Sim, acredito que esse seja um desses momentos”, entende Jaci.
Jaci explicou que, ao tentar entender Deus, há muitas coisas que os humanos não podem compreender, mas é preciso crer que Deus é sempre bom e gentil.