
Ninguém pode chegar ao fim de uma cuidadosa leitura da carta de Paulo aos Efésios com um evangelho privatizado, porque Efésios é o evangelho da igreja. Expõe o propósito eterno de Deus em criar, através de Jesus Cristo, uma nova sociedade que se destaca num brilhante relevo contra o pano de fundo sombrio do velho mundo. A nova sociedade de Deus é, pois, caracterizada pela vida em lugar da morte, pela união e pela reconciliação em lugar da divisão e da alienação, pelos padrões sadios da justiça em lugar da corrupção e da iniquidade, pelo amor e pela paz em lugar do ódio e da contenda,e pelo conflito sem trégua com o mal em lugar de uma convivência pacifica com ele.
Esta visão de uma comunidade humana renovada me comove profundamente. Ao mesmo tempo, as realidades de desamor e de pecado em muitas igrejas contemporâneas são de provocar lágrimas, pois desonram a Cristo, contradizem a natureza da igreja, e privam o testemunho cristão da sua integridade. Mesmo assim, um número cada vez maior de cristãos está procurando a renovação radical da igreja.
É da mais alta importância que a igreja seja de fato a nova sociedade de Deus, e que seja vista como tal, para a glória de Deus e a evangelização do mundo. Efésio nos dá um estímulo forte em direção ao comprimento desta visão.
______
John Stott
Trecho da apresentação ao livro A Mensagem de Efésios, da ABU Editora.