Ao todo, os americanos ficaram seis minutos em silêncio neste domingo (11) para lembrar os dez anos do atentado do 11 de Setembro, que deixaram quase 3.000 mortos e provocaram diversos efeitos colaterais no mundo, como as guerras no Afeganistão e no Iraque. Especialistas dizem que os ataques do 11 de Setembro inauguraram o século 21.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu antecessor George W. Bush, que governava o país na época dos atentados, entre outras personalidades como o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, participaram de uma cerimônia em Nova York para lembrar as vítimas dos atentados.
Às 8h46 (9h46 de Brasília), personalidades e familiares dos mortos iniciaram uma série de minutos de silêncio. Durante 60 segundos o Marco Zero, local onde ficavam as torres do World Trade Center, foi tomado por um silêncio sepulcral para lembrar o momento exato do impacto do primeiro avião com a Torre Norte.
A cerimônia, que começou com o hino dos Estados Unidos interpretado por um coral do Brooklyn, ocorreu pela primeira vez a partir do interior do Marco Zero, onde foi construído um parque, inaugurado oficialmente neste domingo, em memória das vítimas.
O evento provocou lágrimas. Membros das famílias vestiram camisetas com os rostos dos mortos, levaram fotos, flores e bandeiras em um momento de emoção.
Pela primeira vez, parentes viram o memorial e tocaram os nomes de seus entes queridos, gravados ali. Alguns deixaram flores, outros pequenos ursinhos de pelúcia. Alguns usaram lápis para raspar os nomes em papel, outros tiraram fotografias.