Pastor alerta sobre o perigo espiritual da ingratidão: “O que não valorizamos, perdemos”

Em culto de Natal, Joel Engel destacou a gratidão como princípio para preservar as bênçãos de Deus.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 às 14:44
(Foto ilustrativa: cottonbro studio/Pexels)
(Foto ilustrativa: cottonbro studio/Pexels)

Durante uma Santa Ceia especial de Natal, o pastor Joel Engel falou sobre a “chave” para a vida cristã: gratidão. 

A partir de Mateus 26, Engel destacou que a Ceia começa com uma atitude: dar graças. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu e deu aos seus discípulos. Em seguida tomou o cálice e deu graças”, relembrou.

Ele disse que o Natal não deveria ser apenas uma data de celebração, mas um tempo de reconhecer presentes — materiais e espirituais.

“Até o final do ano, pelo menos 100 coisas que você precisa agradecer. Porque a chave para você realizar os sonhos é agradecer”, afirmou. “A chave para receber a segunda bênção é agradecer a primeira bênção que você já recebeu.”

Segundo ele, o ser humano carrega necessidades em diferentes “níveis”, e a gratidão deve alcançar cada um deles: “Neste ano nós vamos fazer o nosso projeto de vida… nós pegamos uma folha e escrevemos os nossos pedidos para o próximo ano: na vida física, na vida emocional, a vida material e espiritual. Nós temos esses quatro níveis de vida em nós”, afirmou.

‘Eu permaneço com o que agradeço’

O pastor foi enfático: “Tudo que você agradecer ficará contigo para sempre. Tudo que você não valoriza, não ficará contigo”.

Isso se aplica a várias áreas: saúde, família, casa, provisão, relacionamentos e vida espiritual.

“No Natal é tempo de agradecer, dizer: obrigado, Senhor, por essa criança, por esse homem, por essa mulher. Obrigado, Senhor, pelos rins, pelo coração, pelos meus dentes.  Pela cama, pela geladeira, o fogão, o lençol, o travesseiro… Tudo é motivo de agradecer!”

Falando às famílias, ele aconselhou os maridos a reconhecerem a esposa como presente e a não deixarem a ingratidão destruir o casamento:

“A maioria dos maridos perde a esposa por ingratidão. O que seria de você sem a tua esposa? Os dois são presentes de Deus um para o outro.”

Quando falou da vida material, o pastor pediu que as pessoas percebessem o valor do que têm. “Pense comigo: você vai voltar pra casa hoje… você tem uma casa! Agradeça por isso!”

Presentes espirituais e a salvação

Ao passar para os presentes espirituais, ele citou “a salvação”, “a presença de Deus”, a “Palavra” e os “dons do Espírito”. Alguns destes presentes são dados por Deus desde o nascimento: “Desde que você nasceu tem um anjo que foi colocado ao teu lado para te proteger”.

Citando Efésios 4, Engel afirmou que Deus também presenteia a Igreja com liderança espiritual.

“Jesus deu presentes para nós apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”, disse, apontando os “cinco dedos” como ilustração. 

“Ele fez isso querendo o aperfeiçoamento para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”

Mas, para Engel, nada se compara a Jesus — o presente que “reúne” e sustenta todos os outros. “O maior presente que Deus deu para nós e que engloba todos eles… o mais importante é Jesus”, declarou.

Ao retomar o sentido da Ceia, ele reforçou que a gratidão começa no básico e se expressa no partir do pão. “Ele partiu, deu graças… esse pão está falando do primeiro presente que nós ganhamos, que é a vida”, concluiu.

Veja a pregação completa:

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições