“Deus não permite lutas para nos derrotar, mas para nos promover”, diz pastor

Ao citar Davi e Golias, Joel Engel afirma que os desafios revelam propósito e identidade em Deus.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 às 14:05
Imagem ilustrativa gerada por IA.
Imagem ilustrativa gerada por IA.

Muitos “gigantes” surgem quando um sonho está prestes a ser realizado para gerar medo e impedir o agir de Deus — porém, as lutas são necessárias para nos promover. Foi o que ministrou o pastor Joel Engel nesta terça-feira (20).

Engel explicou que toda batalha começa no “coração” — e isso não tem a ver só com sentimento: “Quando a Bíblia fala de coração, muitas vezes está falando também de imaginação, da mente. É aquilo que está dentro do depósito que Deus colocou.”

O pastor então ensinou que os “gigantes” tentam limitar o que Deus quer fazer — e isso começa dentro de nós. 

“Atrás de um sonho sempre vai ter um gigante. Na verdade, muitas vezes ele está na frente. Antes de você chegar no teu sonho, há uma batalha.”

Citando a história de Davi e Golias, ele diz que o gigante se sustenta principalmente por intimidação. “O gigante vinha e gritava todo dia: ‘Tem algum homem aí para me enfrentar?’ Ele afrontava o exército do Deus vivo.”

Para o pastor, isso revela um padrão espiritual: “Os gigantes têm voz. E se você ouvir a voz do inimigo, você vai ter medo.”

Engel então ensinou que, quando a ameaça aparece, o cristão precisa responder com uma pergunta de identidade — como Davi fez:

“Davi perguntou: ‘Quem é esse incircunciso que está afrontando os exércitos do Deus vivo?’ Quando vem o destruidor de sonhos, eu pergunto: ‘Quem é esse para afrontar o exército do Deus vivo?’”

Por que Deus permite as lutas?

Engel diz que os crentes precisam entender que não estão numa batalha humana, mas espiritual. “A Bíblia diz que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades.”

E esclareceu que as lutas podem ser oportunidades: “Antes de você chegar nos seus sonhos, há um gigante. Davi estava no pasto, era só menino de recado… mas encontrou a maior oportunidade da vida.”

“Um gigante é só o que eu preciso na minha frente”, destacou.

Na visão do pastor, Davi foi promovido em todas as áreas depois de vencer Golias: “Vida física: ele foi promovido e ficou conhecido. Vida emocional: ele casou com a filha do rei. Vida financeira: ele ficou riquíssimo. Vida espiritual: ele se tornou um homem segundo o coração de Deus.”

Segundo Engel, os cristãos só compreendem o valor das batalhas depois que vêem o que Deus produz a partir delas.

“Um dia você vai agradecer as lutas e os problemas. Porque toda prova vem para me promover. A prova vem para me aprovar.”

Não tenha medo do inimigo!

Engel afirmou que muitas pessoas não vencem porque desistem antes do “lugar de guerra”, isto é, antes do ambiente onde Deus manifesta direção, autoridade e unção.

“O problema é você chegar. Haverá um milhão de pequenos demônios para te impedir de chegar onde Deus quer.”

Segundo ele, é no campo de batalha onde Deus entrega armas espirituais: “É o local onde a unção se manifesta. É o local onde Deus te dá a arma e a armadura Dele.”

E declarou: “Hoje eu sou Davi. Hoje eu sou valente. Hoje eu sou aquele que Deus pode usar para derrotar o maior principado. Em nome de Jesus, arranque a cabeça agora de toda enfermidade, de toda fraqueza, de todo problema familiar, de toda divisão… Todas essas coisas são derrotadas em nome de Jesus!”

Veja a pregação completa:

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições