Por que Satanás ‘ajuda’ a cumprir as profecias? Especialistas bíblicos respondem

Os teólogos acreditam que, mergulhado em seu orgulho, Satanás ainda pensa que pode ser Deus.

Fonte: Guiame, com informações de Christian PostAtualizado: terça-feira, 14 de março de 2023 às 17:59
Todd Hampson e Jeff Kinley. (Foto: Reprodução/The Christian Post)
Todd Hampson e Jeff Kinley. (Foto: Reprodução/The Christian Post)

Jeff Kinley e Todd Hampson, apresentadores do popular “Prophecy Pros Podcast”, foram acompanhados pelo parceiro de ministério Kari Duffy, da Harvest House Publishers, que compartilhou questões teológicas enviadas pelos ouvintes.  

Os dois especialistas em profecias bíblicas responderam às seguintes perguntas: “Por que Satanás trabalha para cumprir as profecias bíblicas em vez de usurpar os planos de Deus? A pergunta leva em conta que o inimigo já conhece seu destino. 

Por que Satanás ajuda a cumprir a profecia? Ele não sabe quando o arrebatamento acontecerá, mas uma vez que aconteça, ele sabe que seu tempo é curto. Ele conhece a Bíblia. Ele ouviu tudo o que foi ensinado sobre o assunto. Por que ele não faz as coisas de maneira diferente do que está escrito?

Será que Satanás está tão endurecido que pensa ter poder para mudar o que foi predito pelo próprio Deus?

Respostas

Hampson respondeu que sim, que falta humildade para Satanás, ao ponto de pensar que poderia, de alguma forma, mudar os resultados. 

“Seu orgulho é o que o atinge todas as vezes. Ele literalmente ainda pensa que pode ser Deus”, acrescentou o co-autor, ilustrador e produtor de animação do livro “O Guia Ilustrado para Perguntas Difíceis Sobre o Fim dos Tempos”. 

"Quando Satanás viu Cristo na cruz, ele pensou que havia vencido. Ele achou que era definitivo. Ele não viu a ressurreição chegando, então ele conhece a profecia, mas não sabe de tudo”, explicou o teólogo.

“Ele não é onisciente e ele não percebe que tudo o que está fazendo para usurpar Deus, na verdade, joga a favor do plano soberano geral de Deus, que nós mesmos não podemos entender completamente”, continuou.

O diabo é ‘auto-iludido’

Hampson disse que é importante reconhecer que Satanás, de fato, “tenta impedir que a profecia seja cumprida, especificamente no período da tribulação”. 

“Ele tentou impedir que isso se cumprisse quando fez Herodes matar todos os bebês. Ele estava tentando impedir que a semente da mulher de Gênesis 3.15 entrasse em cena”, exemplificou. 

“Mas, uma vez que isso aconteceu através do nascimento de Jesus, ele tentou matá-lo na cruz. Satanás pensou que tinha encurralado Cristo”, completou. 

“O diabo é ‘auto-iludido’ e seu orgulho leva a melhor sobre ele a cada passo e ele cai direto em sua própria armadilha. Enquanto ele tenta descumprir a profecia, ele acaba cumprindo ela”, disse. 

‘A máscara do Anticristo vai cair’

O estudioso menciona que Satanás sabe por profecia que, no final do período da Tribulação,  haverá o retorno físico de Cristo, como o Messias, invocando o nome do Senhor.

“É por isso que no meio da Tribulação lemos que a máscara [do Anticristo] vai cair e ele vai tentar matar todo o povo judeu. Já que, sem a existência dos judeus, não haveria sentido para a vinda do Messias. Quando ele perceber que seu plano é falho, ele rapidamente vai reunir os exércitos do mundo para tentar lutar contra Deus”, citou.

Por que Jesus escolheu Israel?

Entre as perguntas feitas aos especialistas em profecias, está o motivo pelo qual Jesus escolheu os judeus para vir ao mundo.

“O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos” — ao citar Deuteronômio 7.7, Kinley disse que Deus escolheu o povo de Israel por que quis. 

“É aqui que aterrissamos na soberania de Deus — Ele é Deus. Ele poderia ter escolhido os hititas. Ele poderia ter escolhido os egípcios. Mas ele não escolheu. Ele queria o povo judeu porque simplesmente Lhe agradou fazê-lo”, resumiu. 

‘Jesus veio da semente da mulher’

Kinley disse acreditar que Jesus foi criado a partir do óvulo de Maria, o que significa que Jesus tinha a mesma composição de DNA de Maria. No entanto, Jesus foi feito apenas do óvulo humano, mas que não houve o esperma de homem algum.

“Acredito que Jesus tinha características físicas de Maria, ele se parecia com ela no que diz respeito ao DNA humano. Mas sabemos que o pecado é imputado ou transmitido antes por meio do homem e sabemos disso por causa de Adão, que foi o responsável pela raça humana. O pecado veio por meio de Adão, não de Eva”, ele observou. 

“Sempre se fala sobre a semente do homem, exceto no caso de Cristo, onde se menciona especificamente 'a semente da mulher'. Então era o DNA dela, mas sem pecado, porque o homem tem que contribuir com a parte do pecado dele”, concluiu. 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições