O teólogo e pastor John Piper falou sobre a dificuldade que muitos cristãos têm de compartilhar o Evangelho, em episódio recente no seu podcast “John Piper Responde”.
Piper respondeu a um jovem ouvinte que perguntou se é possível ser um seguidor de Jesus e não evangelizar. “Se realmente amamos o Evangelho de Jesus Cristo, por que não o compartilhamos com mais entusiasmo?”, questionou o jovem.
Citando a passagem bíblica de 1 Pedro 2.9, o pastor lembrou que o cristão é chamado para proclamar a Boa Notícia do Evangelho.
“É por isso que você foi escolhido, foi para isso que você se tornou um cristão. Somos salvos das trevas para a luz para tornar conhecidas as excelências de Deus, para declará-las”, afirmou John.
Por que não evangelizamos?
Segundo o pastor, a pergunta que devemos fazer é: “Por que não evangelizamos? Quais os motivos que leva o cristão a não compartilhar Cristo?”.
“Qual é a condição do coração que não evangeliza?”, refletiu Piper. “O que significa o nosso silêncio? Isso significa que não vemos nem saboreamos as excelências daquele que nos chamou das trevas? Isso significa que não acreditamos realmente que Jesus é o Senhor? Isso significa que estamos, no fundo, envergonhados de Cristo? A questão é: por que estou em silêncio? Essa é a questão”, disse.
Piper encorajou os cristãos a começarem a pregar a Palavra de Deus. Para aqueles que nunca evangelizaram, ele sugeriu começar compartilhando com seus irmãos na fé.
“A palavra ‘evangelizar’ (ou euangelizomai) não se limita a falar as Boas Novas aos incrédulos. Inclui falar com os crentes”, explicou ele.
Como evangelizar?
E acrescentou: “Fale de Cristo aos irmãos cristãos. Conte a eles o que você aprendeu em sua devocional esta manhã. Você poderia dar testemunho aos jovens, ou às crianças, ou ao pequeno grupo, do que Cristo fez em sua vida. Essa é a maneira normal de nos prepararmos para falar mais naturalmente com os incrédulos”.
Sobre evangelizar pessoas não crentes, John Piper afirmou que o cristão precisa aprofundar seu relacionamento com Jesus. Só desta forma, pregar o Evangelho não será difícil, mas será natural.
“Se aprofunde com Ele em sua Palavra enquanto ora sobre ela e a aplique em sua vida. Seja totalmente real com Jesus até que Ele se torne muito precioso para você. Então, quando você falar dele, você se sentirá real porque você é real com o que vive com Jesus. Fale sobre Jesus como uma pessoa real”, ensinou o pastor.
E deu um exemplo prático de como conversar sobre Cristo com um amigo incrédulo. “Basta perguntar a ele diretamente se vocês poderiam almoçar juntos, e que você adoraria ter uma conversa com ele sobre algumas coisas importantes nas quais você tem pensado, orado, e você gostaria de ouvir alguns dos pensamentos dele e contar alguns dos seus”, comentou.
E concluiu: “Em outras palavras, basta pedir permissão a ele para compartilhar o que é mais importante para você”.