O refrigério que você procura não pode ser encontrado em nenhum lugar — apenas em Deus. Esse foi o entendimento de Davi, que fez com que ele vivesse como um homem segundo o coração de Deus, explica o pastor Joel Engel.
Meditando sobre o Salmos 23, um dos textos mais conhecidos da Bíblia, Engel lembra que uma das características de Deus é que Ele é o perfeito pastor.
“Deus olhava para Davi e via nele algo que ninguém mais via, porque Deus é o bom pastor”, disse Engel em culto na terça-feira (24).
“Davi era um pastor de ovelhas. Nessa profissão, era comum passar as madrugadas no campo, pois assim ele podia proteger seu rebanho. As ovelhas são animais que não reconhecem o perigo”, Engel explica.
Ele lembra que o pastor era vital para a sobrevivência destes animais. “Elas não bebiam água em rios agitados e não reconheciam o perigo de chegar perto de um penhasco alto. Por isso, elas precisam do pastor para cuidar delas. O pastor é aquele que deve estar sempre presente e não pode perder a ovelha de vista.”
Engel ensina ainda que o pastor “poda” as suas ovelhas quando é necessário e tem como característica ser “incansável”
“Davi enfrentou um leão e um urso para protegê-las. Um pastor dá a vida por suas ovelhas. Um pastor vai em busca da ovelha perdida e não desiste até encontrá-la. O pastor é incansável, ele tem um amor especial pelas ovelhas”, observa.
E destaca: “Esse cuidado que Davi tinha com suas ovelhas chamou a atenção de Deus: se esse menino cuida tão bem de suas ovelhas, ele vai cuidar bem do meu povo.”
Salmos 23
O pastor Joel Engel fez então uma reflexão sobre os Salmos 23:
- O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (Salmos 23:1)
“Davi pensava: assim como eu, que sou apenas ser humano, cuido desses animais e não os deixo faltar o alimento, creio que Deus é o meu pastor e nada me faltará.”
- Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. (Salmos 23:2)
“Davi dormia tranquilo e sem medo, porque ele via pela fé o Grande Pastor cuidando dele, o levando para pastos tranquilos e águas serenas.”
- Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (Salmos 23:3)
“Quando a ovelha está agitada, o pastor é aquele que a acalma. Davi sabia que o Pastor dos pastores iria serenar a sua alma.”
- Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmos 23:4)
“Davi sabia que assim como ele atravessava vales escuros e protegia suas ovelhas, o Senhor também iria protegê-lo. Por isso ele não tinha medo.”
- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (Salmos 23:5)
“Assim como Davi preparava o pasto para as ovelhas, mesmo que o lugar estivesse cercado por animais selvagens, ele sabia que Deus faria o mesmo diante de seus inimigos.”
- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23:6)
“Davi sabia que se ele protegia suas ovelhas e as levava de volta para casa, Deus também o guardaria. Davi confiava que o que ele fazia pelas ovelhas, o Senhor fazia por ele.”
Por fim, Engel conclui: “Tenha certeza que o Senhor é o seu pastor e nada te faltará. O nosso Messias, Jesus, nos trata como ovelhas e está preparando uma morada para vivermos com Ele para sempre.”
Confira a pregação completa: