
Gigantes representam inimigos mais fortes do que nós. Problemas que não podemos resolver sozinhos. Uma afronta que gera revolta e ao mesmo tempo nos deixa sem ação. Com seus quase 3 metros de altura, Golias era realmente um gigante. Do Rei Saul, passando pelos soldados do exército e chegando ao povão, ele aterrorizava a todos. Da perspectiva humana não havia o que pensar senão que era impossível vencer Golias. Se contemplarmos nossos problemas com este mesmo olhar, nos sentiremos e nos comportaremos exatamente como aquele arraial: assustados, acuados, sem condições psicológicas de superar e vencer.
A questão é: qual o olhar de Deus sobre Golias? Para o Senhor dos Exércitos, o gigante nada mais era do que um instrumento para mostrar Seu poder e Sua fidelidade ao Seu amado povo. Tudo o que Deus precisava era encontrar alguém capaz de encarar os fatos à Sua maneira. E encontrou: Davi! Um adolescente que transformou sua revolta em fé, seu medo em dependência de Deus e fez da vontade de honrar a Deus sua motivação para lutar.
O interessante é que Israel tinha um líder experiente em batalhas. Saul tinha armadura, homens e recursos. O que já não possuía era a mão de Deus sobre si. As desobediências de Saul abriram imensas brechas e o tiraram do centro da vontade de Deus. Saul ainda era o líder político, mas já não tinha mais autoridade espiritual alguma. Líderes de aparência, sem essência, são extremamente perigosos para o bem estar do povo de Deus. Não estimulam nem encorajam; tampouco ensinam seus liderados a enfrentarem gigantes com a cabeça erguida. Afinal, eles mesmos não têm fé suficiente.
Esta história nos ensina muito sobre como devemos enfrentar as batalhas de nossas vidas. O real tamanho de cada afronta depende mais de nós do que de qualquer outra coisa. Nós oscilamos demais! A cada dia temos comportamentos diferentes, guiados pelo que nossos limitados olhos veem. Mas Deus continua sendo Deus. Continua onipresente, onisciente e onipotente!
Quem é Golias para você? Para Saul, um invencível inimigo. Para Davi, nada mais que um incircunciso filisteu; um homem sem a ajuda do Deus verdadeiro e, portanto, vulnerável a uma simples pedrinha lisa de ribeiro.
Você pode vencer qualquer batalha, desde que ela também seja a batalha de Deus. O que significa isso? Que o que você quer e precisa, esteja de acordo com a vontade do Senhor. Deus queria matar Golias e exaltar Seu nome acima dos filisteus. Davi queria o mesmo! Por isso, Deus ajudou Davi a vencer.
Pare de murmurar. Saia dessa condição de prostração! Você não é um coitadinho! Você carece de recursos humanos sim, mas em Deus você tem tudo o que precisa! Então, levante a cabeça, repreenda todo sentimento de derrota e depressão, tome posse da palavra de Deus e avance para cima do seu Golias.
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17.45).
Quem é Golias? Depende de você. Depende de como você o vê. E eu creio que a pessoa que está lendo esta mensagem, o verá a partir de hoje como mais um inimigo a ser colocado no seu devido lugar: debaixo dos nossos pés!
Você vai ficar maravilhado com o que Deus vai fazer em sua vida! Aleluia! Sinto agora um renovo de fé e ânimo em meu coração. E o ministro sobre sua vida também! Creia no poder de Deus! Arme-se de oração e vigilância! E você presenciará a queda do gigante. Quem sabe, hoje mesmo!
- Thais Monteiro