Um agricultor de 105 anos de idade, considerado o morador mais antigo de sua cidade, nos Estados Unidos, continua desfrutando de uma vida longa. Para ele, o segredo é colocar Deus em primeiro lugar e sempre se manter ativo.
“Acho que o que mantém um cara vivo aos 105 anos é manter-se ocupado”, disse Earl Mallinger, que celebrou seu aniversário no domingo passado (14).
Mallinger é o produtor de beterraba mais antigo da cidade de Oslo, em Minnesota (EUA). Em toda sua vida, ele já esteve envolvido em mais de 100 colheitas e, atualmente, cultiva beterraba, soja e trigo em um campo de 1.000 acres.
“Gosto do ar fresco e gosto de ver as colheitas crescerem, e ver o que Deus fez. Um cara tem que ter muita fé quando tem uma semente pequena e obtém uma colheita como esta”, disse Mallinger à WDAY-TV.
Mallinger começou a trabalhar na agricultura com seu pai, Peter, após se formar na oitava série, em 1932. “Meu pai deu uma olhada em mim e disse que eu ia ser agricultor”, disse ele à Agweek. “Meu pai era muito trabalhador e me ensinou a trabalhar”.
Earl Mallinger trabalha na agricultura desde a adolescência. (Foto: Arquivo pessoal/Earl Mallinger)
Hoje, Mallinger contrata outros para fazer o trabalho de campo, mas ele toma todas as decisões para sua fazenda.
Ao olhar para seu legado, ele se sente abençoado por ter passado sua vida se dedicando à agricultura e à sua grande família, que inclui 60 netos e bisnetos.
Seu melhor conselho para os agricultores iniciantes é trabalhar duro e colocar Deus em primeiro lugar.
“Se você não herdou as terras de seus pais, comece pequeno. Trabalhe duro e não gaste muito dinheiro e você terá sucesso”, disse Mallinger.
“Lembre-se que Deus está no controle. Você tem que tê-Lo com você. Além disso, não se esqueça de parar e cheirar as rosas. Eu não trabalhava muito aos domingos e ainda ganhava bem”, acrescentou.