Luis Enrique Camarena é um capelão evangélico, diretor da divisão de capelania parlamentar da Escola Profissional de Capelania, que foi nomeado “Mensageiro da Paz” no palácio nacional da Guatemala.
O reconhecimento se deu por sua valiosa contribuição para o bem-estar social, cultural e espiritual das pessoas durante seus 25 anos de trabalho, conforme o Evangelical Focus.
Ele foi citado pelo governo do país como alguém que “serviu de ponte entre o Estado e a Igreja para fomentar diálogos construtivos a fim de resolver conflitos”.
‘Exemplo do que significa servir a Deus’
A cerimônia contou com a presença de mais de 100 convidados, incluindo algumas das autoridades do país, como a procuradora-geral e chefe do Ministério Público, María Argueta e os vice-ministros da Educação e Cultura.
Argueta enfatizou que “Camarena é um exemplo do que significa servir a Deus e à sociedade com amor, dedicação e compromisso”.
“O seu trabalho como teólogo, promotor da paz e líder teve um impacto positivo no país, além de dar apoio espiritual e emocional a funcionários públicos e pessoas que trabalham em instituições de assistência social”, ela completou.
Entre outras atribuições, Camarena também é presidente nacional da Coalizão Ministerial Cristã da Guatemala, representante legal do parlamento evangélico do país e apóstolo da Missão Internacional Kairos.
O vice-ministro da cultura destacou que Camarena também promoveu o amor ao país e “criou programas baseados na fé, nas artes e na saúde mental para tirar as pessoas da depressão, do vício e do crime”. Ele também lidera igrejas na Guatemala, América Central e América do Sul.