Uma faculdade israelense lançou na última terça-feira (14) o “Google da Bíblia”, um site interativo com informações sobre as Escrituras e o povo judeu.
A plataforma, criada por pesquisadores da Herzog College, no sul de Jerusalém, tem permissão do Google para levar o nome da marca.
O projeto é fruto de cinco anos de trabalho, realizado por uma equipe de dez pesquisadores que não queriam apenas desenvolver uma Bíblia, mas incluir também artigos acadêmicos, lições religiosas e comentários bíblicos.
Através de ferramentas do Google Mapas, o site também permite que os usuários façam pequenos “tours” pelos locais bíblicos de Israel.
Segundo o diretor do Herzog College, o rabino Yehuda Dr. Brandes, o projeto inclui um extenso conteúdo acumulado ao longo de 50 anos de pesquisa.
"Este é mais um passo para o renascimento do estudo da Bíblia em Israel e na diáspora [comunidades judaicas pelo mundo], tornando a Bíblia o fundamento da identidade de israelense e judeus, através de uma conexão com o passado e o futuro”, disse Brandes.
Mais de ILS 10 milhões (equivalente a R$ 8.885.000) foram investidos no site. A Herzog College está buscando investidores para que os pesquisadores possam prosseguir no projeto de tradução, que pretende incluir mais cinco línguas no site até 2017
Acesse o site, que está disponível em inglês e hebraico, no link www.hatanakh.com.