A Halo Trust, uma organização britânica especializada na limpeza de escombros de guerras, irá remover as minas terrestres que foram deixadas em Qasr al-Yahud, nome do local que abriga o Rio Jordão, onde Jesus Cristo foi batizado, na Cisjordânia.
Sete igrejas que existem no local estiveram inacessíveis desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel instalou minas na área para afastar ataques da Jordânia. Autoridades israelitas e palestinas concederam o acesso da HALO, junto com as sete igrejas negligenciaram as estruturas em meio às minas.
O local é um campo minado de 136 acres de medida, que bloqueou o acesso a sete igrejas desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel instalou minas na área para afastar ataques da Jordânia.
A remoção das minas permitirá que as igrejas católica, copta, etíope, grega, romena, ortodoxa síria e russa possam restaurar seus espaços, apreciados por milhares de peregrinos.
O projeto está programado para ser finalizado entre 18 e 20 meses, e conta com o apoio de congregações e organizações para levantar os fundos, que deverão custar cerca de US$ 4 milhões.
Depois de ser limpo, a ideia da Halo Trust é que o campo minado se torne um parque nacional.