Uma estudante cristã dos EUA, aprovada em Medicina na Universidade de Harvard, recusou um auxílio estudantil de 40 mil dólares, e pediu para que o valor fosse doado a estudantes com dificuldades financeiras.
Verda Tetteh, de 17 anos, recém-formada na Fitchburg High School, em Massachusetts, recebeu uma bolsa extra para ajudá-la nos gastos com livros, computadores e despesas essenciais. Como ela já tinha ganho outras bolsas para custear seus estudos, Verda acredita que o auxílio seria melhor aproveitado por estudantes mais necessitados.
"Somos abençoados por ser uma bênção. Achei que estava numa posição em que Deus me abençoou tanto que achei que a coisa certa a fazer era abençoar outra pessoa. Estou animada para ver quem será ajudado e como isso mudará sua vida, então estou muito feliz que Deus me deu a força para fazer isso”, afirmou a jovem cristã, em entrevista à CBS Boston.
Verda anunciou seu grande ato de generosidade durante sua cerimônia de formatura do Ensino Médio, no dia 9 de junho. “É uma grande honra, mas também sei que não sou quem mais precisa disso”, declarou.
O gesto da jovem surpreendeu os presentes da cerimônia, que incluía seus colegas, familiares e funcionários da escola. Eles se levantaram e aplaudiram o altruísmo de Verda.
"Quando ela começou a falar no microfone, fiquei maravilhado. Eu acho que muitas pessoas no estádio estavam, honestamente. Fiquei tão comovido com a generosidade dela”, disse o diretor da Fitchburg High School, Jeremy Roche, à CNN.
Segundo a jovem cristã, o gesto de doar a bolsa recebida foi encorajado também pela história de vida de sua mãe. Rosemary Tetteh migrou de Gana para os Estados Unidos quando Verda era criança e sempre lhe ensinou a importância da educação. A mãe costuma trabalhar 80 horas por semana para sustentar sua família e se formou em uma faculdade comunitária local, aos 47 anos.
É por isso, que Verda solicitou que a escola repasse o auxílio estudantil a um estudante de uma universidade comunitária. De acordo com funcionários da Fitchburg High School, a escola está tentando entrar em contato com a família que doou a bolsa para verificar se eles estão interessados em redistribuir o auxílio estudantil.
O diretor Jeremy Roche afirmou que o valor da bolsa beneficiaria mais de um aluno graças à generosidade de Verda.