Frank Borman, o astronauta que leu as primeiras passagens bíblicas, no livro de Gênesis, durante a primeira missão tripulada a orbitar a lua, morreu aos 95 anos, em Montana (EUA), conforme a Nasa.
“Hoje, relembramos um dos melhores da Nasa. O astronauta Frank Borman foi um verdadeiro herói americano. Entre suas muitas realizações, ele serviu como comandante da missão Apollo 8, a primeira missão da humanidade ao redor da Lua em 1968”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, em nota na quinta-feira (9).
O falecimento no dia 7 de novembro foi anunciado pela agência espacial, que explicou que a morte se deu em decorrência de um derrame.
‘Deus criou a Terra’
Estima-se que um bilhão de pessoas ouviram os astronautas da Apollo 8 lerem a história da Criação em 1968.
De acordo com a TV Guide, um em cada quatro humanos na Terra ligou a TV na noite anterior ao Natal para ver Borman, James Lovell e William Anders circulando 60 milhas acima da superfície rochosa da lua. Os três homens foram os primeiros a deixar a órbita da Terra e chegar ao vizinho mais próximo da humanidade no espaço.
A admiração do momento foi reconhecida com a leitura dos primeiros 10 versículos da Bíblia King James: “As palavras emocionaram milhões, causaram alguma controvérsia e confundiram aqueles que não conseguiam ver a ligação entre a maior aventura científica da era moderna e um antigo texto religioso”.
“Eu aceito a mensagem bíblica que Deus criou a Terra. Não conheço nenhum homem que possa empreender este tipo de viagem sem alguma crença. Pelo menos eu não consegui”, disse Borman aos jornalistas na ocasião.