Durante uma cerimônia de celebração de natal para a iluminação da árvore na Casa Branca realizada na última quinta-feira (3), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma declaração polêmica no país que é lar do maior número de cristãos do mundo. O governante aproveitou a data para dizer que os ensinamentos de Jesus Cristo são refletidos em todas as crenças.
Acompanhado por sua família, Obama convidou o povo norte-americano e o restante do mundo para compartilhar o "espírito de compaixão".
"Essa é a mensagem de uma criança cuja famílias como a minha comemoram no Natal — um príncipe que nasceu num estábulo e nos ensinou que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos; e que nós devemos proteger nossas irmãs e irmãos; que devemos alimentar os famintos, visitar os doentes, acolher o estrangeiro", disse o presidente.
"Estas são as lições de Jesus Cristo, mas elas também são valores basilares de todas as crenças — valores a serem estimados não só durante o fim do ano, mas para a serem praticados em nossas vidas diárias", continuou Obama.O presidente também elogiou as Forças Armadas dos EUA apelou pela liberdade religiosa. "Nossos homens e mulheres uniformizados e suas famílias se sacrificam muito por nós. É por causa deles que podemos celebrar livremente, que podemos adorar o que quisermos, que podemos nos unir em uma noite como esta. Fortes, unidos e livres", disse o presidente.
A celebração da iluminação da árvore de natal acontece há 93 anos, desde a presidência de Calvin Coolidge. Já os esperados discursos presidenciais foram incluídas desde o governo de Franklin Roosevelt.