Três pais da Califórnia estão processando o sistema de escolas públicas do estado para impedir que seus filhos sejam obrigados a fazer orações para divindades astecas que eram adoradas com sacrifício humano.
Eles alegam que o ato viola as constituições dos Estados Unidos e do estado da Califórnia.
A questão surgiu no início deste ano, quando o pesquisador Chris Rufo relatou esse aspecto específico do currículo de estudos étnicos do estado. Segundo a Fox News, o currículo sugere cantos que invocam a divindade Tezkatlipoka.
Tezkatlipoka é um deus asteca que foi homenageado com sacrifícios humanos. De acordo com a World History Encyclopedia, um imitador de Tezkatlipoka seria sacrificado com o coração removido para homenagear a divindade. Na mitologia asteca, Tezkatlipoka é irmão de Quetzalcoatl, Huitzilopochtli e Xipe Totec – todos os quais parecem ser invocados no canto.
Inconstitucional
A Thomas More Society, que representa os pais, descreveu o currículo modelo como "flagrantemente inconstitucional".
"Nossos clientes não se opõem a que os alunos aprendam sobre diferentes culturas e religiões, incluindo as práticas dos astecas", disse Paul Jonna, sócio da LiMandri & Jonna LLP e do conselheiro especial da Thomas More Society.
"Mas o Currículo do Modelo de Estudos Étnicos aprovado pelo Conselho Estadual da Califórnia vai muito além disso, ao direcionar os alunos a orar às divindades astecas. Esta parte do Currículo do Modelo de Estudos Étnicos não é apenas ofensiva, mas flagrantemente inconstitucional", disseram.
Ordem de restrição
Tanto o Conselho de Educação da Califórnia quanto o Departamento de Educação estão listados como réus na reclamação. Ele busca uma ordem de restrição temporária que impediria "os réus de autorizar, promover ou permitir o uso de orações astecas e o canto 'Ashe' nas escolas públicas da Califórnia e também exigir que os réus instruam aqueles sob sua autoridade a não usar a oração asteca ou 'Ashe' canta nas escolas públicas."
Como parte do processo, a Thomas More Society incluiu uma declaração do Dr. Alan Sandstrom, que atua como professor de antropologia na Purdue University em Fort Wayne.
Sandstrom afirma que embora seja a favor dos objetivos do currículo modelo, ele acha que o uso do canto é um "erro". “A afirmação apresentada equivale a uma atividade religiosa que acho que não tem lugar nas escolas públicas”, disse ele.
Sob os "Recursos da Lição" do currículo, o CDE apresenta o canto e, de maneira mais geral, os defende como "energizadores" que podem trazer unidade.
"Esta seção inclui vários cânticos, provérbios e afirmações orientados para os estudos étnicos", diz o documento.
"Isso pode ser usado como estimulante para reunir a classe, construir unidade em torno dos princípios e valores dos estudos étnicos e para revigorar a classe após uma aula que pode ser emocionalmente desgastante ou mesmo quando o envolvimento do aluno pode parecer baixo."