Na última terça-feira (3), a artista cristã Rebeca Nemer e o cantor Paulo Cesar Baruk anunciaram que estão esperando seu primeiro bebê após 15 anos tentando engravidar.
O casal testemunhou o milagre de Deus em uma cerimônia de renovação dos votos matrimoniais, onde familiares e amigos se emocionaram com a notícia.
Durante a cerimônia, Rebeca declarou: “Mesmo quando o nosso sonho não aconteceu e a longa espera tentou minar até a nossa fé, novamente o Senhor nos fortaleceu e entendemos que realmente, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. E quando tudo estava mais consolidado e em paz, decidimos pela última vez tentar de novo, optamos por esperançar. Nós não merecemos: ‘Por que nós Senhor?’. Não sei. Mas recebo, agradeço, me alegro e entrego”.
Nesse momento, ao anunciar a gravidez, Rebeca recitou o Cântico de Maria descrito no texto bíblico de Lucas 1:
“E hoje, faço minhas palavras as de Maria: ‘A minha alma anuncia a grandeza do Senhor, o meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador, pois Ele lembrou de mim, sua humilde serva. De agora em diante, todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus todo poderoso fez grandes coisas por mim”.
Ao marido, ela disse: “Eu amei a sua versão pai de pet e eu estou ansiosa para daqui a 6 meses conhecer a sua versão de pai de humano. Eu te amo”.
E Baruk completou: “A Rebeca está grávida gente!”
Ver essa foto no Instagram
O processo da espera
Em julho deste ano, Rebeca participou do podcast HuB, onde relatou sobre a infertilidade e as dificuldades de não conseguir ser mãe. Apesar do difícil processo de espera, sua fé permaneceu viva.
“Nem nos meus piores sonhos eu nunca imaginei que um dia eu não pudesse ter filhos, para mim, era uma coisa muito natural”, disse ela.
Rebeca contou que antes de casar, aos 22 anos, fez exames com uma ginecologista e a médica afirmou que ela estava “pronta para engravidar”. No entanto, quando o casal começou a tentar ter um bebê, eles não conseguiam.
“Dois anos tentando engravidar, não engravidou, tem alguma coisa errada. Precisa procurar ajuda. Então, começamos a procurar os médicos e nunca tivemos um diagnóstico fechado”, contou ela.
O casal foi recomendado a fazer uma fertilização, mas decidiram esperar mais tempo. Enquanto isso, passaram por outros procedimentos como coito programado, ovulação assistida e inseminação artificial.
Aos 33 anos, Rebeca fez a primeira fertilização e após ver que não deu certo, disse: “Era a minha carta na manga, então meu mundo caiu. Reagi muito mal, fiquei extremamente deprimida porque não existe um tratamento superior a esse”.
“As cobranças colocam em você um peso que não é seu. A gente foi muito ferido nesse sentido”, acrescentou ela.
Refletindo sobre a possibilidade de ainda ser mãe, ela afirmou: “Porque quando Deus fala ‘Não’ ou quando Ele fala ‘Sim’, a bondade Dele é expressa nos dois momentos”.
O milagre
Em 2022, Rebeca e Baruk contaram um testemunho no YouTube com o tema "Por que não engravidamos?", onde falaram sobre as dificuldades e angústias desse processo.
No entanto, aos 42 anos, Rebeca viu Deus responder às suas orações. No Instagram, o casal compartilhou: “Estamos como quem sonha. Muito obrigado, Senhor”. E citaram o Salmo 126: 2-3, que diz:
“Nossa boca se encheu de riso, e cantamos de alegria. As outras nações disseram: ‘O Senhor fez coisas grandiosas por eles’. Sim, o Senhor fez coisas grandiosas por nós; que alegria”.
“20 anos de nós dois. Um dia para guardar no coração”, disse Baruk. E Rebeca acrescentou: “Casei ‘de novo’ com o amor da minha vida”.
Ver essa foto no Instagram
O cantor Isaias Saad, amigo do casal, esteve presente na cerimônia e também testemunhou o milagre nas redes sociais:
“Ontem foi um dos dias mais felizes das nossas vidas. Choramos, pulamos, cantamos, nos abraçamos, celebramos juntos o Deus que tudo pode e tudo faz. Rebeca e Baruk serão papais. Não dá pra segurar tamanha alegria e emoção”.
E continuou: “Quem conhece a história desse casal, vai se alegrar e se emocionar junto. Pois não tem como não ver a mão do Autor da Vida em tudo isso. 20 anos não são 20 dias ou 20 meses. 20 anos sendo fiéis a Deus, amando e confiando nEle, não por aquilo que ele faz, mas por quem Ele é. São muitos anos declarando que: ‘Ele continua sendo bom, Ele continua sendo Deus’ a despeito de toda e qualquer circunstância”.
O cantor concluiu dizendo: “Baruk e Rebeca, amamos e celebramos vocês e esse milagre que vocês estão esperando”.