Um relatório divulgado pelo World Index aponta os países com a maior e menor população de cristãos em todo o mundo.
Um dos destaques é a Nigéria, que apesar de ser ocupada por 49% dos cristãos, permite extrema perseguição religiosa por meio do terrorismo de grupos como o Boko Haram e os agricultores Fulani.
Outros países, que sofrem com perseguição, vê a quantidade de cristãos diminuir, tanto por deslocamentos – tornando-os refugiados – quanto por assassinatos. Entre eles estão China, Índia, Paquistão, Bangladesh, Afeganistão e Argélia.
Na China, onde os cristãos são 3% da população (o que é bastante, segundo a população atual de 1,412 bilhão de pessoas), o grande desafio para seguir a Jesus, cultuar com os irmãos e viver o cristianismo bíblico é ser governado por um regime comunista, que se opõe a tudo isso, dificultando a vida de fé de todas as minorias religiosas dentro do país.
Os países com mais baixo número de cristãos são todos onde acontecem uma feroz perseguição religiosa, como é o caso da Índia com apenas 2,3% de cristãos, Paquistão (1,6%), Bangladesh (0,3%), Afeganistão (0,02%) e Argélia (0,01%).
No topo da lista onde aparecem países com maior número de cristãos podemos encontrar, além da Cidade do Vaticano, que afirma ser habitada por 100% de cristãos, nações como a Romênia, Armênia, Paraguai, Zâmbia, Polônia e Grécia.
Mesmo em países com maioria esmagadoramente cristã, como é o caso do México (92%), a perseguição religiosa está crescendo.
Onde há mais cristãos – países e continentes
Segundo o relatório do World Index, o Brasil aparece com 90% da população que se identifica como cristã. Os EUA estão na 29ª colocação com 71% de seguidores do cristianismo. Mas o destaque no continente americano é o Paraguai, com 97% de cristãos, ocupando a quarta posição.
Na Europa, destacam-se Romênia e Armênia, ambos com 98% de cristãos, seguidas por Polônia (94%) e Grécia (93%)
A África está representada por Zâmbia (95%), República Democrática do Congo (92%), Uganda (88%), Quênia (85%) e África do Sul (79%).
Veja os quinze primeiros países com maioria cristã, de acordo com o atual apontamento do World Index:
- Cidade do Vaticano – 100%
- Romênia – 98%
- Armênia – 98%
- Paraguai – 97%
- Zâmbia – 95%
- Polônia – 94%
- Grécia – 93%
- México – 92%
- República Democrática do Congo – 92%
- Colômbia – 92%
- Panamá – 92%
- Malta – 91%
- Sérvia – 91%
- Croácia – 90%
- Brasil – 90%