Casa de madeira resiste a tornado no PR após moradora orar: "Deus nos protegeu"

O casal Ademilson de Araújo e Rosa testemunhou o livramento que viveu durante o tornado de categoria 3, em Rio Bonito do Iguaçu.

Fonte: Guiame, com informações de UOLAtualizado: segunda-feira, 10 de novembro de 2025 às 15:17
O casal Ademilson e Rosa testemunhou o livramento que viveu. (Foto: Reprodução/YouTube/UOL).
O casal Ademilson e Rosa testemunhou o livramento que viveu. (Foto: Reprodução/YouTube/UOL).

Em meio a paisagem de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida pelo tornado no Paraná, uma casa simples de madeira intacta chamou a atenção.

O casal Ademilson de Araújo e Rosa Gonçalves contou como sua residência resistiu aos ventos de até 330 km/h, enquanto casas de alvenaria foram devastadas ao redor.

Na sexta-feira (7), Rosa estava tomando banho quando o tornado de categoria 3 passou pela cidade.

“Eu estava tomando banho e começou aquelas trovoadas. Só deu tempo de eu me lavar e me enrolar na toalha, quando eu vi a caixa d’água e os tijolos caíram tudo. A área despencou”, lembrou a moradora, em entrevista ao UOL.

No momento da tempestade, Ademilson estava limpando o pátio e correu para dentro de casa. 

“Eu estava aqui fora e já estava dando a garoa, de repente já começou o tornado”, disse o homem, que chegou a cair e machucar o rosto.

Ato de fé

Ao sair do banheiro e ir para o quarto se vestir, Rosa começou a clamar por socorro a Deus, em um ato de fé.

“Saí no escuro, procurando roupa, e bati a mão na Bíblia. A ergui para cima e falei com Deus: ‘Meu Deus, se nós somos fiéis com o Senhor e sabemos o Deus que servimos, cuida de nós’”, relatou ela.

Em um verdadeiro milagre, o casal sobreviveu e a casa de madeira permaneceu em pé após a passagem do tornado. Apenas a área e as árvores do pátio caíram.

Ademilson descreveu o caos que viu da janela de casa: “O povo gritando desesperado, gente correndo, tudo no escuro”.

“A polícia veio aqui e pensou que nós já estávamos mortos lá dentro. Mas, a verdade é que Deus nos protegeu e ficamos ali”, testemunhou. E Rosa completou: “Nós só temos que agradecer muito”.

Cenário de devastação

Três tornados atingiram cidades da região central do Paraná na última sexta-feira (7), com ventos de até 330 km/h.

O fenômeno devastou Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, matando seis pessoas e deixando cerca de 750 feridos. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), 22 pacientes seguem internados em hospitais.

A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu. O pequeno município, com cerca de 14 mil habitantes, teve 90% de seu espaço urbano destruído após a passagem de um tornado de categoria 3.

Casas, carros, comércios e escolas foram devastadas, formando um cenário de “guerra”.

O templo da Igreja Assembleia de Deus de Rio Bonito do Iguaçu foi totalmente derrubado pela forte tempestade. Toda a estrutura caiu, sobrando apenas quatro colunas.

O tornado passou na cidade minutos antes do início do culto do Congresso de Missões na igreja.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições