Cristão sírio que perdeu esposa em atentado perdoa terrorista: “Ore pelos seus inimigos”

Musa perdeu a esposa, Antoinette, após um atentado terrorista contra uma igreja na Síria.

Fonte: Guiame, com informações de Global Christian ReliefAtualizado: quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 às 15:32
Musa. (Foto: Reprodução/Global Christian Relief)
Musa. (Foto: Reprodução/Global Christian Relief)

Após perder a esposa em um atentado suicida contra uma igreja na Síria, um cristão afirma ter perdoado os terroristas e encoraja a Igreja a permanecer fiel a Deus em meio à dor.

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas após o atentado na Igreja de Mar Elias, em Damasco, na Síria, em 2025. Entre as vítimas está Antoinette, esposa de Musa.

Segundo o Global Christian Relief, o terrorista chegou ao templo e começou a atirar nos cristãos. Quando os fiéis correram para impedi-lo, ele explodiu uma bomba.

“Tudo aconteceu em 55 segundos”, disse Musa, que chegou ao local pouco depois do massacre.

Ele e Antoinette eram casados há 25 anos: “Antoinette era especial. Mas o que eu mais amava nela era a sua dignidade. Ela foi extraordinária em sua vida”.

Naquela noite, Musa e as filhas se preparavam para ir à igreja, mas estavam atrasados. Antoinette e a filha Nagham já haviam saído de casa. Pouco depois, Mary e o genro Sari também saíram, enquanto Musa permaneceu com a filha Nour. Minutos depois, o som da explosão ecoou pela cidade.

‘Jesus estava com ela’

Mesmo tendo perdido uma perna em um acidente, Musa subiu em sua motocicleta e chegou à igreja cerca de três minutos depois. Do lado de fora, encontrou Mary e Sari, que haviam parado para dar passagem a um táxi, segundo ele, esse atraso salvou suas vidas. 

O casal presenciou o momento em que o terrorista entrou na igreja e começou a atirar antes de explodir a bomba. Um estilhaço atingiu os óculos de Mary, passando de raspão por seu olho. No entanto, Nagham e Antoinette estavam no templo.

“Eu estava como um louco. Apesar da dor e mesmo sem conseguir andar, fui até a igreja. Em vez de sentar e lamentar ou chorar, fiquei sentado lá gritando de choque. Rastejando sobre os cacos de vidro e o sangue, caí ao lado de um corpo coberto por um cobertor. Levantei o cobertor. Era Antoinette”, relembrou ele.

A esposa de Musa ainda estava viva, mas gravemente ferida. Ela e a filha foram levadas para um hospital. Nagham se recuperou, mas Antoinette permaneceu internada na UTI e morreu dias depois, em decorrência dos ferimentos.

“Uma semana antes de ela falecer, escrevi para ela em um pedaço de papel porque ela não conseguia falar. Escrevi: 'Antoinette, eu te amo'. Ela pegou a caneta e respondeu: 'Eu também te amo'”, contou ele. 

Durante uma de suas visitas a Antoinette no hospital, ela compartilhou que teve uma visão com Jesus:

“Perguntei a ela: ‘Você viu o Senhor Cristo?’. Antoinette respondeu: ‘Ele veio me visitar e disse: 'Não tenha medo. Estou com você'”.

‘Perdoem os seus inimigos’

Após a morte da esposa, Musa ajudou as filhas a permanecerem fiéis ao Senhor e não abandonarem a fé.

“O que aconteceu nos deu ainda mais fé no Senhor. Porque Jesus sofreu por nós”, afirmou ele.

Musa destacou que, embora ele e seus amigos cristãos sírios amem sua terra natal, “a vida tem se tornado cada vez mais difícil” na região. 

“Como cristãos, sofremos perseguição, mesmo que ela não seja visível”, relatou ele.

Apesar do sofrimento após o atentado contra a igreja na Síria, da perseguição que continua enfrentando e da dor pela morte da esposa, Musa escolheu seguir o exemplo de Jesus:

“Quando Jesus Cristo disse: ‘Amai os vossos inimigos’, Ele não apenas disse para amar os inimigos”, afirma Musa. “Acolham-nos e orem por eles, para que Deus os guie. Porque nós, crentes no Senhor Cristo, ao longo das décadas, continuamos a crescer. Se as palavras d’Ele não fossem verdadeiras, se as pessoas não estivessem descobrindo a verdade, não cresceriam, mas diminuiriam. Perdoem os seus perseguidores. Nós perdoamos vocês”.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições