Vinicius Almeida, do Rio Grande do Sul, nasceu em uma família não cristã. Mais tarde, sua mãe conheceu o Evangelho e foi a primeira a se converter a Cristo.
“Tudo começou com a minha mãe. Ela começou a visitar a igreja. O meu pai largava a minha mãe na igreja e ia pro bar jogar. E ela se decidiu pelo batismo”, contou Vinícius, durante participação no podcast daVidaCast, em julho deste ano.
“Depois o meu pai, ele ainda tinha aquele vício no jogo, mas já tinha largado a bebida e já estava começando a ter contato com o Evangelho, fazer amizade com os irmãos da igreja e mudar o estilo de vida. Eu fui o último lá em casa”.
Vinicius afirmou que Deus já falava com ele desde a infância, porém não abriu seu coração para seguir Jesus.
“Com 10, 11 anos, eu comecei a ter algumas visões. Hoje eu entendo que era uma revelação, uma visão do Espírito Santo”, comentou.
Com 13 anos, ele começou a frequentar festas e a experimentar o mundo, influenciado por más amizades.
“Comecei a conhecer a vida do mundo, aquelas amizades que falam: ‘Vamos curtir, a gente só tem o agora’. E na minha cabeça, eu ia para igreja lá pelos meus 40 anos”, disse.
Trocando o culto doméstico pela balada
Logo depois, seus pais começaram a hospedar reuniões de oração em casa. “Eles começavam ali pelas 11 horas da noite e se estendia até 5 horas da manhã. Era uma doideira, gente caindo no chão, batismo no Espírito Santo, libertação”, lembrou Vinicius.
Porém, o jovem não gostava de participar e saia de casa durante os cultos domésticos. “Eu fugia. Começava aquele movimento, eu saía, ia para uma festa. Quando eu voltava, as vezes ainda estavam lá. Eu esperava todo mundo ir embora para entrar em casa, porque eu sabia que Deus ia me pegar. No fundo eu sabia”, revelou.
Até que em uma madrugada de sábado, Vinícius, com 16 anos, foi para a balada e acabou se envolvendo em uma briga. De forma inusitada, ele recebeu uma palavra profética de Deus em meio a confusão.
“Estávamos saindo da festa para brigar de novo na rua. E naquele momento veio um senhor grisalho de mais ou menos uns 45 anos. Ele veio na minha direção e apontou o dedo para mim, achei que era para brigar. Meus braços literalmente ficaram duros”, relatou.
“E ele profetizou para mim ali. ‘Diz o Senhor: Hoje é o último dia que tu coloca os pés aqui dentro, porque Eu te trago para minha casa’. Eu fiquei chocado com o que aconteceu”.
Livramento de morte
No dia seguinte, o pai de Vinícius seria batizado na igreja e pediu para o filho levar um irmão de outra cidade até o local.
“O meu pai disse: ‘Vai vir um senhor de São Leopoldo, ele não sabe onde é a sede, então tu guia ele, eu tenho que ir lá pegar a roupa do batismo’. Quando esse senhor chegou, ele saiu do carro falando em línguas e para minha surpresa era o mesmo da madrugada”, afirmou Vinicius.
Novamente, o mesmo cristão profetizou para o jovem: “Hoje foi operado um livramento de morte na tua vida e eram três facadas que tu ia receber. Hoje é o dia do teu batismo. É hoje o dia da tua conversão, porque Deus te quer e tem muita pressa naquilo que Ele colocou nas tuas mãos".
Tocado profundamente pelo Espírito Santo, Vinícius decidiu descer às águas do batismo naquele dia e entrou na fila dos batizandos, em lágrimas. “Eu e meu pai fomos batizados na mesma hora juntos”, testemunhou.
O jovem foi transformado e iniciou sua caminhada com Jesus. Vinicius Almeida se tornou um pregador do Evangelho e escritor.