Uma jovem do Arizona, nos Estados Unidos, que desapareceu em setembro de 2019 se apresentou em uma delegacia de polícia em Glendale, cidade no Estado de Montana, no dia 23 de julho.
Após quase quatro anos sem ter notícias da filha, a mãe Jessica Nuñez, testemunhou a alegria em ter Alicia Navarro de volta, agora com 18 anos, em um vídeo publicado no Facebook.
“Antes de tudo, quero dar glória a Deus por responder às nossas orações e por este milagre”, disse ela.
Investigação policial
A adolescente tinha 14 anos quando desapareceu em 2019. Scott Waite, tenente da polícia de Glendale, em Montana, informou que Alicia apareceu sozinha na delegacia, que fica a 2.000 km de sua casa.
José Santiago, porta-voz do departamento de polícia, afirmou que ela “basicamente pediu ajuda para ser retirada de uma lista de menores desaparecidos”. “Ela está segura, saudável e feliz”, contou Santiago.
O tenente informou que “todas as indicações que ela nos deu até agora são de que ela deixou sua casa deliberadamente”.
Ele acrescentou que o caso continua sob investigação. “O motivo pelo qual ela tomou essa decisão é obviamente algo que estamos investigando”, declarou Waite.
A polícia também informou que Alicia contou que não havia sido ferida, não estava sendo mantida refém e que poderia ir e vir quando quisesse.
Segundo o portal de notícias Estadão, as autoridades disseram que a jovem não enfrenta nenhuma acusação criminal.
Enquanto estava desaparecida, sua mãe suspeitou de que Alicia, que foi diagnosticada com autismo, poderia ter sido atraída por alguém que conheceu online.
Amor de mãe
Em 2019, quando desapareceu de sua casa em um subúrbio de Phoenix, Alicia deixou uma carta para a família prometendo que voltaria.
“Voltarei, juro. Desculpe”, escreveu a menina na época. Acreditando que cumpriria sua promessa, Jessica nunca parou de procurar a filha.
Ela documentou, durante anos, seus esforços para encontrar sua filha em uma página do Facebook chamada “Finding Alicia” (“Procurando Alícia”).
Além disso, pagou por anúncios em vários estados americanos, falou em eventos e deu entrevistas para aumentar a busca.
Apesar das afirmações das autoridades, a mãe declarou que o retorno da filha foi um milagre:
“Para todos que perderam entes queridos, quero que usem este caso como um exemplo de que milagres existem. Nunca perca a esperança e sempre lute”.
De acordo com a CBN News, Jessica e Alicia se falaram apenas por telefone. As autoridades estão em comunicação com as duas enquanto analisam todos os fatos.
“O importante é que ela está viva. E quero agradecer à comunidade e a Deus por tudo o que vocês fizeram”, concluiu a mãe.