Fernando Fé: "A Bahia é de um Santo só chamado Jesus"

Fernando Fé: "A Bahia é de um Santo só chamado Jesus"

Fonte: Atualizado: segunda-feira, 31 de março de 2014 às 11:52

Por Felipe Pinheiro - www.guiame.com.br   O baiano Fernando Fé, produtor da gravadora Ritmos da Terra, tem contagiado jovens de todo o Brasil a cultuarem a Deus de uma forma peculiar, por meio do axé gospel. "Com essas canções, o povo pode conhecer o estilo da Bahia e assim pessoas são alcançadas [pelo Evangelho de Cristo]".  

Em entrevista exclusiva ao Guia-me , o artista, que atualmente mora em SP, falou sobre o complicado desafio de evangelização no Pelourinho - ponto turístico histórico de Salvador (BA) -, e aquilo que Deus tem realizado por meio de seu ministério.      

"O [ambiente] do Pelourinho é pesado porque têm muitas oferendas enterradas. Têm muitas coisas com que o diabo mantêm contato, mas isso está quebrando. Eu mesmo tenho um projeto de gravar um DVD no Pelourinho. Vai ser show de bola para a glória de Deus", disse Fé.

Presidente da gravadora Ritmos da Terra desde 2002, Fé prepara para o mês que vem (setembro) o lançamento do quarto CD, ainda sem título definido. Dentre as novidades, destaca-se a presença de Carla Perez, que cantará a faixa infantil "Homenzinho Torto". Outras composições conhecidas do público evangélico como "Restitui", "Deus de Promessas" e "Vem Esta é a Hora" - todas com a roupagem do axé gospel - devem estimular a adoração a Deus.

Também em setembro - dias 4, 5 e 6 -, Fernando Fé estará em New Jersey (EUA) em evento com Ron Kenolly junto com a Companhia de Dança de SP Vivian Lazzerini. No dia 17, o cantor segue em turnê para a Europa e passará por Portugal, Bélgica, Holanda e Espanha.

Guia-me: Fernando Fé. Da onde vem esse nome? Fernando Fé: O Fé vem do começo do nome Fernando. Acabou ficando um duplo sentido. Todo mundo quando me chama de Fernando Fé profetiza fé sobre a minha vida. Eu amo esse negócio. E eu tenho vivido de fé em fé, de vitória em vitória. Tenho visto muito forte milagres de Deus na minha vida.

Guia-me: Qual foi o seu aprendizado em termos técnicos no meio secular que você ainda sente falta na Igreja? Fernando Fé: Olha, o meio secular ensina muito aquilo que não achamos nas igrejas. As vezes até falta de compromisso. Falta de seriedade. Às vezes o músico faz de qualquer jeito, não entra com a visão de fazer o melhor para Deus. Eu conheço músicos que para o mundo fazem da melhor forma possível - tocam na noite no mundo -, e quando vem tocar na igreja não chega no horário. É complicado.

Eu trabalhava com produção de shows seculares na Bahia. Parei por mais de 15 anos e vim para Jesus. Eu permaneci com o Senhor cantando, virei uma pessoa de ministração. Entrei na área artística cantando, mas parei com a produtora. Agora voltei produzindo para Jesus [em 2002 o artista fundou a gravadora Ritmos da Terra]. Para mim está sendo uma honra porque está sendo um sucesso.

Guia-me: Qual tem sido a sua expectativa dos planos de Deus para Salvador, na Bahia? Fernando Fé: Hoje os evangélicos entenderam que temos que saquear o inferno, povoar os céus e partir para cima do gigante - cortar a cabeça do gigante e carregar a cabeça dele como um troféu (risos). Eu moro em São Paulo, em São Caetano do Sul, mas não deixo de ir para a Bahia. Eu louvo a Deus porque a Bahia tem sido impactada. Têm igreja grandes com 8, 10 mil membros. A Bahia é de um Santo só chamado Jesus.

Guia-me: Em relação ao Pelourinho, você acredita que ainda exista algum tipo de bloqueio para penetração do Evangelho? Fernando Fé: Espiritual sim. A presença dos espíritos ainda é muito forte porque eles recebem oferenda, adoração. Isso os fortifica. Eles precisam de corpo para se manifestar. Para ele ser um espírito forte, ele precisa de adorador.

Na verdade, por isso que o Pelourinho é pesado. Porque têm muitas oferendas enterradas. Têm muitas coisas com que o diabo mantêm contato. Mas está quebrando.

Eu mesmo tenho um projeto de gravar um DVD no Pelourinho. Vai ser show de bola para a glória de Deus.

Guia-me: Já tem previsão para a data dessa gravação? Fernando Fé: Eu acredito que no ano que vem. Eu quero marcar o meu ministério, minha carreira e o nome do Senhor Jesus com essa gravação no Pelourinho. Vamos ver se vai dar certo.

Guia-me: Pelo seu testemunho de vida, você acredita que tem uma autoridade diferente para tratar de certo assuntos espirituais? Fernando Fé: Sim. Eu ainda era criança quando a minha família teve alguns envolvimentos espirituais. Mas Deus realmente entrou na nossa casa e fez um milagre acontecer na minha mãe, no meu pai. O diabo tentou de todas as formas me tirar da presença do Senhor Jesus. Mas hoje eu falo com muita propriedade, até porque trabalho com libertação, por onde eu passo o demônio se manifesta quando dá tempo para fazer ministração.

Quando eu conto o meu testemunho as vezes o diabo se manifesta nas pessoas: - Vou te matar! Mas a gente sabe que diabo é que nem cachorro vira-lata; ele late, late, late mas não morde. Com o nome de Jesus nós temos do nosso lado o leão da tribo de Judá. Basta ele rugir que o vira-lata corre com o rabo entre as pernas.

Guia-me: A sua conversão aconteceu depois da sua mãe? Fernando Fé: Eu já conheço Jesus desde criança quando a minha mãe se converteu. Eu fui criado no Evangelho desde criança, mas mesmo assim o diabo tentou de todas as formas me levar para o secular e tantas coisas ruins. Mas a mão de Deus estava sobre mim; o chamado foi muito mais forte. Guia-me: Hoje os seus familiares já são convertidos a Jesus Cristo? Qual recado você daria aos leitores do Guia-me que esperam no Senhor pelo cumprimento da profecia bíblica que está no livro de Josué 24: 14-15 - "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" ?

Fernando Fé: Graças a Deus todos os meus familiares servem ao Senhor. Você que ainda não tem sua família toda nos pés do Senhor, esteja certo que Deus já começou a boa obra e continua trabalhando em seu favor. A sua família já está decretada para ser toda do Senhor Jesus. Deus te chamou primeiro para que você seja canal Dele para sua família. Não desanime, não desista,  Deus já entrou em sua família. Só aguarde para ver a grande colheita de Deus nos seus familiares. Sua família é de Deus.

Guia-me: O que Deus tem falado ao seu coração sobre essa geração? Fernando Fé: Nós temos muito que impactar as nações. Deus realmente não quer uma geração de oba-oba, mas que tenha compromisso com Ele e visão do Reino. E que sejam adoradores de verdade, e não da boca para fora. Temos visto o povo adorando, Deus tem batizado pessoas com Espírito Santo em meio a um som no estilo baiano. As pessoas recebem essa presença porque temos realmente nos consagrado, orado e colocado diante do Senhor a nossa vida, o nosso clamor e as nossas vontades.

Temos pedido que quando abrirmos a boca para cantar, que não seja nós, mas a unção do Senhor. Que pessoas sejam curadas e renovadas. Deus tem cumprido essa promessa na nossa vida.

O interessante é ver a recepção das pessoas de músicas que elas já conhecem [Deus de Alianças, Restitui, Vamos Seguir os Passos de Jesus], mas com um ritmo da Bahia.

Na Marcha para Jesus [do ano passado] nós gravamos em cima de um trio elétrico.  Foi a primeira gravação de um estilo baiano gospel em cima de um trio. Foi aquela festa.

Com essas canções o povo pode conhecer o estilo da Bahia e assim pessoas são alcançadas. Não é o estilo em si que tem que ser a adoração. Adoração é estilo de vida, independente do estilo que você toque. Guia-me: Em setembro desse ano você vai fazer um show com Ron Kenoly, nos EUA. Qual a sua expectativa em levar o axé gospel aos norte-americanos?

Fernando Fé: Olha, esse show que eu e o Ron Kenoly vamos fazer juntos é ideia de uma produção de lá da América. Eles já tinham vontade há muito tempo de fazer.Tentaram com Michael W. Smith, mas a agenda dele não batia com a minha. Agora eles ligaram e perguntaram se daria para ser no dia 7 de setembro de 2009.

A minha espectativa é das melhores. Já tive a oportunidade de fazer um show com os filhos dele, os kenoly brodhers, em New Jersey. Agora com o paizão (risos).

Estou muito feliz com o que Deus está me proporcionando nas nações  Após chegar dos EUA só fico dois dias no Brasil e já vou para a Europa lançar o novo CD. Na Marcha pra Jesus em Sampa, dia 2 de novembro, farei o lançamento oficial desse CD em cima do meu trio elétrico. Virei com muitas novidades esse ano na marcha.

Guia-me: Qual contato para quem quiser conhecer melhor o seu trabalho? Fernando Fé: www.fernandofe.com.br ou pelo orkut Fernando Fé Oficial 2. O e-mail é Fernandoffe@hotmail.com / Telefone de contato: (011) 8192-0940 - falar com a pastora Daniela, minha esposa.

Nós não temos "frescurite" de cantor. Queremos ministrar na casa do povo, na Igreja. Até no velório eu vou cantar e vai que o defunto levanta dando glória a Deus (risos).

Postado por: Felipe Pinheiro

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições