A inflação do aluguel medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ganhou força no início de setembro, ficando em 0,26%. No mesmo período do mês anterior, o índice havia mostrado deflação, de 0,31%. Os números foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano, o IGP-M acumula alta de 1,82% e, em 12 meses, de 3,61%.
Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado, registrou variação de 0,31%, depois de recuar 0,56% na primeira semana de julho.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que avalia os preços no varejo, variou 0,18%, acima do 0,03% de julho. Das oito classes de despesa componentes do índice, sete registraram avanço em suas taxas de variação, com destaque para o grupo alimentação (de -0,23% para 0,01%).
Também usado no cálculo do IGP-M, mas com peso menor que os outros indicadores, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, na primeira prévia de setembro, taxa de variação de 0,12%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,44%.