A Embraer e a Telebras firmaram memorando de entendimento para atuar em conjunto no desenvolvimento de um satélite brasileiro para o governo federal. A informação consta de um comunicado divulgado há instantes pelas duas companhias.
De acordo com a nota, será constituída uma empresa com esse propósito. A Embraer terá 51% de participação e a Telebras terá os 49% restantes.
O objetivo é atender as necessidades de comunicação estratégica, de defesa do governo e do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Atualmente, as comunicações estratégicas do país são transmitidas por meio de satélites da Star One, subsidiária da Embratel - operadora controlada pela mexicana América Móvil, de Carlos Slim. O objetivo do governo é reduzir essa dependência.
As companhias não forneceram maiores detalhes sobre a parceria. Porém, já foi anunciado que a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ajudarão a Telebras a planejar o Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), que será encomendado no mercado internacional.