Por: Carlos Remontti
Conforme o dicionário Michaelis, educação é o "ato ou efeito de educar; Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano."
O conceito de educação deve ser compreendido como algo que envolve o homem como um todo, nos aspectos físico, psicológico e intelectual. Dessa forma, podemos compreender o ato de educar como sendo o ato de formação do ser humano e não apenas a formação escolar de uma pessoa.
Historicamente, a filosofia sempre se deteve para com a educação. Sócrates ensinava em praça pública, convidando as pessoas diretamente para um convite ao saber. Da mesma forma, deriva dos estudos do alemão Hegel a concepção hegeliana de homem, que prioriza o conteúdo e não apenas os métodos e técnicas, já que é por ele - o conteúdo- que o ser humano se torna livre e racional.
Atualmente, por conta dos avanços tecnológicos dos veículos de comunicação- mais especificamente a internet - temos tido contato com culturas do mundo todo e também com acontecimentos em tempo real. Por isso mesmo, os pais precisam estar preparados para ajudar e acompanhar os filhos nas fases de educação, leitura, estudo, etc.
Prova de sua importância, a educação está na Constituição do Brasil, no Capítulo VII- DA FAMÍLIA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO. Através dela sabemos, entre outras coisas, que "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer...".
Ao falarmos de educação, devemos ampliar o leque abordando também os aspectos relacionados ao ser humano e não apenas a educação enquanto formação acadêmica e, também, não limitando o conceito de educação à relação simplista entre aluno e escola.
Leia também:
Ensino Público Ensino Público x Ensino Privado Educação - Conceitos Professor - Qual o perfil do profissional da educação? O professor e as novas tendências educacionais