Por: Carlos Remontti
A realidade do professor de hoje é muito diferente de algumas décadas. Atualmente, o profissional deve cada vez mais estar atualizado para acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos. E isso implica diretamente em muito estudo e leitura.
A esse constante estudo dá-se o nome de formação continuada, que se baseia na coletividade e na reflexão. Dessa forma, o professor torna-se agente de sua formação e a escola o local de seu crescimento profissional.
O perfil desse novo professor passa diretamente pela necessidade de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas que, após esse processo, deverá ser direcionada aos interesses dos alunos.
Além das técnicas e práticas, a formação hoje também depende muito de uma série de fatores extraclasse, tais como: criatividade, dinâmica e, talvez o mais adequado para o dia-a-dia, o improviso.
Para a universidade, cabe o papel de oferecer subsídios na formação do profissional, porém, essa não é a única maneira de formar um professor. Uma boa graduação não é o bastante, é necessário atualizar-se sempre e isso implica diretamente no processo da formação continuada.
O perfil do profissional de hoje se completa ao assumir que ele também é o próprio produtor de sua profissão. Se desenvolver, conhecer seus alunos e refletir sobre seu papel na sociedade. Esses são basicamente os critérios que formam o perfil do novo professor do século 21.
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