Júnior sai do banco e garante vitória do Bahia sobre o Atlético-PR

Júnior sai do banco e garante vitória do Bahia sobre o Atlético-PR

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Joel Santana não fazia questão de futebol bonito. Na última semana, pediu vitórias em vez de arte. Na noite desta quarta-feira, o Bahia levou a sério a declaração do seu treinador e venceu por 1 a 0 o Atlético-PR em Pituaçu, repetindo a sequência do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, quando bateu  o Fluminense e o Furacão - só que fora de casa.

O placar foi construído em uma bonita conclusão de Júnior, que substituiu Souza - destaque do jogo contra o Fluminense, com dois gols - ainda no primeiro tempo, por causa de dores nas costas. O resultado afasta o Bahia da zona de rebaixamento: o time soma 30 pontos e está em 14º lugar na Série A, ultrapassando Ceará e Cruzeiro. Na próxima rodada, encara o Corinthians fora de casa, às 16h de domingo.

O Atlético-PR, que segue com o pior ataque do campeonato (24 gols), acumula nove derrotas em 13 partidas como visitante. E se mantém no Z-4, em 18º lugar, com 23 pontos. Volta a entrar em campo para pegar o Fluminense na Arena da Baixada, às 18h de sábado.

Souza se destaca com passes, mas sai machucado

O início do primeiro tempo dava sinais de que a partida seria fria, com troca de passes sem emoção e criatividade. No entanto, a cabeçada perigosa de Morro García aos 20 minutos foi um prenúncio de mudança. Era a ameaça de que o Bahia precisava para acordar em Pituaçu.

Apesar de encontrar dificuldades para furar a marcação, o Tricolor conseguiu dois bons lances em passes de Souza, mais acostumado às finalizações. No primeiro, Paulo Miranda preferiu tocar para um companheiro em vez de concluir, dando chance ao adversário. Alguns minutos depois, Marcos bateu cruzado para uma bela defesa de Renan Rocha.

Souza interrompeu sua boa atuação ao sentir dores nas costas e deixar o campo para entrada de Júnior, aos 42 minutos. O primeiro tempo ainda teria um lance polêmico. Jones foi derrubado pelo goleiro Renan Rocha na área, mas o árbitro mandou o lance seguir, para protesto da torcida. Na saída para o intervalo, os jogadores cercaram o capixaba Pablo dos Santos Alves, e foi preciso que Joel Santana entrasse em campo para levá-los ao vestiário.     O atleticano Guerrón e o tricolor Fahel disputam lance em Pituaçu (Foto: Agência Estado)     Júnior sela o placar com bonito gol

O Atlético-PR voltou do intervalo disposto a correr atrás dos três pontos. Novamente com Morro García, o time paranaense ameaçou nos primeiros minutos, com um chute cruzado e uma bomba de fora da área - as duas finalizações para fora.

O Furacão era superior na partida, quando o trio de arbitragem cometeu outro erro, assinalando impedimento em passe recebido por Júnior na entrada da área. Com o apoio da torcida, o Bahia não se intimidou. Lulinha entrou no lugar de Jones, e o time ganhou mobilidade, passando a chegar à área adversária.

O resultado veio pouco depois: aos 30 minutos, sozinho na área, Júnior recebeu ótimo passe de Hélder e mandou por cobertura, marcando o gol da vitória. Com a vantagem no placar, o Bahia recuou e se esforçou em segurar o resultado.                      

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições