Poliana x Ana Marcela: rivais na água e o sonho olímpico em comum

Poliana x Ana Marcela: rivais na água e o sonho olímpico em comum

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Quando se fala em Travessia dos Fortes, não se pode deixar de citar dois nomes: Poliana Okimoto e Ana Marcela. Ambas monopolizaram a briga pela vitória nas últimas quatro edições e são as principais favoritas para a prova deste domingo. Mais experiente, Poliana, de 28 anos, já venceu três vezes (2005, 2009 e 2010). Já Ana Marcela, de 19, foi campeã em 2006, quando tinha apenas 14 anos, e chegou logo atrás de Poliana nas outras três edições. Em 2007 e 2008, a Travessia dos Fortes não foi realizada.

Com quase 10 anos a mais que a rival, Poliana já era profissional quando Ana Marcela era ainda uma jovem, que surgia como provável revelação do nado brasileiro. Mesmo com a rivalidade dentro da água e a diferença de idade, as duas têm afinidades e não deixam que a disputa afete o relacionamento.

- Temos uma relação boa, até porque nos encontramos nas competições e ainda viajamos muito pela seleção. Em 2009, acho que fiquei mais com a Ana e com a seleção do que com a minha família. Mas dentro da água todo mundo quer ganhar. Sempre tem uma rivalidade, não tem muito como fugir – disse Poliana, que venceu a rival por apenas uma braçada no ano retrasado. Além das competições e da seleção brasileira, a proximidade geográfica também permite um contato maior entre as duas. Enquanto Poliana treina em São Paulo, no Corinthians, Ana tem sua base na vizinha Santos. Mesmo com os elogios à compatriota, Ana admite que a amizade acaba quando as duas estão em ação.

- Fora da água, é normal nos falarmos. Mas dentro é cada uma por si. Treino para fazer o melhor nas provas.

Foco em Londres-2012 As nadadoras compartilham também um mesmo sonho: as Olimpíadas de Londres de 2012. Mas elas precisam ainda garantir vaga na competição. A primeira chance será em julho, no Campeonato Mundial, em Xangai, na China, que servirá como seletiva olímpica. As dez primeiras garantem a classificação para os Jogos. Haverá também uma segunda chance no ano que vem para definir as 15 vagas restantes, em prova que será disputada em Setúbal, Portugal.     Com o pensamento já nas seletivas, Ana acredita que o Brasil tem boas chances de ter duas competidoras na maratona aquática em Londres.

- Sempre torcemos para que o Brasil consiga colocar os atletas no lugar mais alto do pódio. Acho que é muito importante que, aconteça o que acontecer, uma torça pela outra. É o nome do Brasil que está em jogo. Mas acho que temos boas condições de passarmos as duas. Acreditamos que 12 fortes atletas vão brigar pelas dez vagas em Xangai.

Para não correr o risco de ficar de fora, Poliana, inclusive, abdicou de disputar os Jogos Militares do Rio, que serão na mesma data da seletiva de Xangai. Com apenas 3,35 km de distância entre Copacabana e Leme, a Travessia é mais curta que a maratona olímpica, que tem 10 km. Mesmo assim, as atletas já pretendem usar a disputa deste domingo como preparação para o sonho olímpico.

A Travessia dos Fortes será transmitida neste domingo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, às 10h.      

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições