Coreias terão primeiro encontro após meses de tensão

Coreias terão primeiro encontro após meses de tensão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Altos oficiais militares das duas Coreias se reunirão na terça-feira em uma localidade fronteiriça para um primeiro encontro após meses de fortes tensões na península, o que dá esperanças a Seul de conhecer as reais intenções de Pyongyang.

O objetivo oficial das negociações, que ocorrerão na aldeia de Panmunjon, é preparar uma reunião de alto nível, provavelmente entre os dois ministros da Defesa.

Além disso, será uma oportunidade para que a Coreia do Sul coloque à prova a sinceridade de seu vizinho do norte, depois de um ano marcado por dois incidentes graves - o lançamento de um torpedo contra uma corveta sul-coreana e o borbardeio de uma ilha - que mataram 50 pessoas.

"As negociações podem nos dar indícios sobre as verdadeiras intenções do norte e o clima geral para o diálogo", declarou à AFP um porta-voz do ministério da Defesa sul-coreano. A China, única aliada de Pyongyang, pressinou os dois países a retornarem à mesa de discussões.    

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições